10 de julho: Dia Mundial da Saúde Ocular alerta para os cuidados com a saúde dos olhos
Julho 5, 2023
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas possuem algum tipo de problema ocular. Destes casos, cerca de um bilhão poderiam ser prevenidos ou tratados.
Os olhos são órgãos complexos e essenciais para a saúde do ser humano. São eles que nos permitem ver o colorido do mundo e expressar as nossas emoções. Por isso, a importância da adoção de hábitos saudáveis que previnem as diversas doenças associadas aos olhos.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas possuem algum tipo de problema ocular, sendo que pelo menos um bilhão destes problemas poderiam ser prevenidos ou tratados. No Brasil, a estimativa é que 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual e 1,6 milhão são completamente cegos.
Com o objetivo de chamar a atenção para prevenção e diagnóstico precoce de doenças oculares, foi criado o Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado no dia 10 de julho. A Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO) apoia a iniciativa e reforça a importância das visitas periódicas ao médico oftalmologista para averiguar a saúde dos olhos.
Problemas oculares
O médico oftalmologista e presidente da SCO, Ayrton Ramos relata que as principais enfermidades oculares são causadas pelos erros de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, além da catarata, degeneração macular relacionada à idade e glaucoma. “Não podemos esquecer das alergias e conjuntivites, que também são prejudiciais à saúde dos olhos”, reforça.
Ramos alerta ainda, que a exposição excessiva dos olhos às telas também piora a saúde da visão. “É cada vez mais comum nos consultórios queixas de dor de cabeça, dor ocular e olhos secos. Esses sintomas acontecem porque as pessoas estão piscando menos durante o uso dos dispositivos eletrônicos e que com o tempo podem provocar lesões degenerativas na visão”.
Pequenos cuidados diários
Para prevenir essas lesões, o especialista recomenda pequenos cuidados diários como o uso de colírio lubrificante quatro ou cinco vezes ao dia, fazer pausas a cada 30 minutos, e lembrar de piscar várias vezes durante o uso das telas.
Também é importante destacar a realização de consulta oftalmológica na infância e na idade adulta, entre 30 e 40 anos. Pessoas com histórico familiar de alguma doença ocular devem fazer exames periódicos durante toda a sua vida. “Grande parte dos problemas de visão pode ser curada ou tem tratamento, desde que diagnosticados precocemente”, enfatiza Ramos.
Evitar coçar a região dos olhos, usar óculos escuros com proteção Ultravioleta, manter o controle da hipertensão e do diabetes, entre outras medidas, também auxiliam na prevenção e saúde dos olhos, finaliza o oftalmologista.
—
Francelise Martini – Sociedade catarinense de Oftalmologia