3ª edição do Projeto Fora da Caixa Dança traz a Blumenau conferência e oficina gratuita com Eduardo Fukushima (SP), no dia 28 de agosto

3ª edição do Projeto Fora da Caixa Dança traz a Blumenau conferência e oficina gratuita com Eduardo Fukushima (SP), no dia 28 de agosto

Agosto 3, 2022 Não Por Redação

 

 

A edição ainda contempla outras ações, como concessão de bolsas de pesquisa, realização de mostra artística de dança com diálogo e processo orientado de escrita crítica, além de publicação de textos críticos

 

 

Dança contemporânea, novas possibilidades e formação. No dia 28 de agosto, a 3ª edição do projeto Fora da Caixa – Proposição [mostração e demonstração] de Danças Escapadas da Mesmice – traz a Blumenau conferência e oficina gratuita com o coreógrafo, diretor e professor, Eduardo Fukushima, de São Paulo. O artista convidado desta edição irá ministrar oficina e apresentar técnicas corporais chinesas e japonesas na dança; das 8h30 às 12h30; e participar de conferência dançada, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas e as ações ocorrem na Sala S-113, no Campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A ação “conferência dançada” contará com tradução simultânea em LIBRAS.

“Para Eduardo Fukushima vida e arte não se separam, sua dança tece uma trajetória de quinze anos como dançarino, coreógrafo, diretor, intérprete de outros diretores, dramaturgista, professor e mais recentemente como editor. A conferência apresenta também, como o artista atua na dança em relação com outras áreas, como no cinema, teatro, ópera, artes visuais e design”, explica Abner Sanlay Cypriano.

A 3ª edição do Projeto Fora da Caixa segue até o dia 8 de outubro com outras etapas, como concessão de bolsas de pesquisa, realização de mostra artística com diálogo e processo orientado de escrita crítica, além de publicação de textos críticos. Dois artistas da dança de Santa Catarina serão escolhidos pela equipe de curadoria para receber bolsa de pesquisa e criação. Haverá também uma mostra pública dos dois trabalhos selecionados, intitulada Danças | Falas | Escritas, que inclui a discussão e um processo orientado de escritas críticas com a direção artística do projeto e o público presente. Na última etapa, ocorre a publicação online de dois textos selecionados pela equipe de curadoria no site Midiateca de Dança. Todas as ações e divulgação de resultados, além da programação completa estarão disponíveis pelo www.instagram.com/foradacaixadanca

“O exercício de manter-se Fora da Caixa para pensar novas estratégias de formação e difusão é uma premissa constante para nós da equipe do projeto. As edições do Fora da Caixa implicam na capacidade de elaborar provocações para (re)pensar formas e fazeres em danças capazes de escapar de estruturações e padronizações datadas, colaborando para renovar formas de pesquisar, compor e fruir danças na contemporaneidade”, afirma Jussara Xavier. “Esse olhar que procura brechas na produção em danças, em Santa Catarina, consolida o que se pensa em dança enquanto área de conhecimento do campo das artes. Arte enquanto ruptura do status quo, que promove criticamente reflexões acerca do corpo, da dança, do tempo presente e, para além disto, atende às urgências da necessidade de inovação em todo o meio de produção artística”, complementa Jussara.

O projeto Fora da Caixa – Proposição [mostração e demonstração] de Danças Escapadas da Mesmice, Edição 3, tem como proponente Abner Sanlay Cypriano e é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – edição 2021, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Como contrapartida social, o projeto prevê ainda três oficinas de dança em três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nas cidades catarinenses de Luiz Alves, Gaspar e Indaial, para crianças e jovens, com 20 vagas em cada local, com os profissionais da dança Abner Cypriano e Jussara Xavier.

A 3ª edição do Fora da Caixa conta com direção geral e produção de Abner Sanlay Cypriano; direção artística e executiva de Jussara Xavier; com o artista convidado (oficina + conferência dançada) Eduardo Fukushima; interpretação de LIBRAS por Michelle Cristini Pacheco Schier; curadoria de Abner Sanlay Cypriano e Jussara Xavier; design gráfico assinado por Fernando Rosa e cobertura fotográfica e de vídeo de Fransuê Ribeiro.

Eduardo Fukushima
Foto: Oswald Cansaço

ARTISTA CONVIDADO
Eduardo Fukushima (São Paulo). Graduado em Comunicação das Artes do Corpo na PUC/SP. Atua como dançarino, performer, coreógrafo, diretor e professor desde 2004, dentre suas principais criações estão os solos Entre Contenções de 2008; Como superar o grande cansaço?/Prêmio Rumos Dança Itaú Cultural 2009/2010; Homem Torto/Prêmio Funarte Klaus Vianna 2014 e Denilto Gomes 2014. Colabora com as artistas Beatriz Sano, Júlia Rocha, Isabel R. Monteiro, Hideki Matsuka, Rodolphe Alexis e Miguel Caldas. Circula com trabalhos pelo Brasil, América do Sul, Europa e Ásia. Colabora com a companhia japonesa de teatro Okazaki Art Theatre de Yudai Kamisato/Prêmio Kishida of Drama 2017. Em 2012 recebeu o Prêmio Rolex Mentor & Protégé Arts Initiative, tendo como mentor o coreografo Lin Hwai-min fundador da Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan. Em 2020 adentra na pesquisa áudio visual em dança e dentre suas principais criações estão a vídeo performance Silêncio para o Museu da Língua Portuguesa, recebendo o Prêmio APCA de criação em dança; dirigiu o filme 1 pra 1 para o projeto na nã nascente, do Espaço Sergipe Arte Psicanálise Cultura; dirigiu o filme Diário de Movimento para o projeto Caderno de Artista do CCSP, criou a vídeo dança Homem Torto para o Festival Fora del Lugar no Chile. Em 2021, dirigiu e editou os vídeos: CANTOS para a performer August Lui no Outros Festival de Artes e O QUE MANCHA com Beatriz Sano. Está como artista orientador no programa Qualificação das Artes da Secretaria e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
3ª edição Fora da Caixa – Proposição [mostração e demonstração] de Danças Escapadas da Mesmice

Dia 28 de agosto
Oficina “Laboratório de composição em dança | ar” com Eduardo Fukushima
Das 8h30 às 12h30, na Sala S-113, no Campus 1, na FURB (Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau/SC)
SOBRE: Se conectar com|em silêncio juntos, perceber o que nos move, respirar, abrir espaços entre as articulações, desbloquear os canais energéticos a partir de técnicas corporais chinesas e japonesas, preparar o corpo para transformar o tempo e o espaço para a criação. Como nos comunicar em dança a partir do ar? Como aguçar nossa sensibilidade além da visão e estudar outros modos de conexão e composição em dança? Olhar a partir da pele, escutar a partir do cheiro, compor através do ar entre corpos.
Carga horária: 4 horas.
Inscrições gratuitas pelo https://forms.gle/5rMLUGRVhcvokLku9
Vagas limitadas a 25 participantes. Para maiores de 16 anos.

Dia 28 de agosto
Conferência dançada “Falo como danço” com Eduardo Fukushima
Das 19h às 21h, na Sala S-113 no Campus 1, na FURB (Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau/SC)
SOBRE: Apresentação que mescla dança e fala verbal, unindo teoria e prática de modo potente.  Eduardo Fukushima vem pesquisando técnicas corporais ancestrais asiáticas desde 2005, dentre elas Qi Gong, Taichi Dao Yin, Noguchi Seitai-ho, Butoh e o Zen Budismo. Experimentou morar em Taiwan por um ano, trabalhando com Lin Hwai Min, fundador da Cloud Gate Dance Theatre of Taiwan, fez cursos e trabalhou no Japão com o diretor de teatro Yudai Kamisato.  A conferência é um compartilhamento de percurso de vida, de dança e de fala do artista. Ao final da exposição, abre-se aos comentários e questões do público presente.
Carga horária: 2 horas.
Inscrições gratuitas pelo https://forms.gle/BqqigFayo9tihrWL6
Vagas limitadas a 100 participantes. Para maiores de 16 anos.

Dia 08 de outubro
Danças | Falas | Escritas
Às 19h, na Sala S-113 no Campus 1, na FURB (Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca, Blumenau/SC)
SOBRE: Nesta ação, 2 artistas selecionados mostram e falam acerca de seu processo criativo. A direção artística do projeto coordena um diálogo aberto entre artista e público presente e, ainda, orienta um processo de escritas críticas sobre a composição apresentada.
Carga horária: 2 horas.
Inscrições gratuitas pelo https://forms.gle/zHnfmGDCJ7dnyPwm6
Vagas limitadas a 100 participantes. Para maiores de 16 anos.


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina