Equipe técnica do Iphan visita obra de restauro da Antiga Escola Urbana de Timbó

Equipe técnica do Iphan visita obra de restauro da Antiga Escola Urbana de Timbó

Outubro 5, 2021 Não Por Redação

 

 

Na manhã da última quinta-feira, dia 30 de setembro, uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita técnica na obra de restauro da Antiga Escola Urbana de Timbó.

Estiveram no local a superintendente do Iphan/SC, de Florianópolis, Liliane Nizzola, o coordenador geral de Projetos Especiais do Iphan, de Brasília, Ricardo Fiuza, a chefe da Divisão Técnica do Iphan/SC, Regina Santiago, a chefe do Escritório Técnico do Iphan na Região da Imigração em Pomerode, Tatiana Borges, e a arquiteta da empresa contratada pelo Iphan para executar a obra, Tuanny Borges.

O diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, e a secretária de Planejamento, Trânsito, Meio ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Bruna de Andrade, acompanharam a visita da equipe técnica.

Escola Urbana

A Escola Urbana é um edifício tombado pelo Iphan em Timbó. Ela é integrante do projeto Roteiros Nacionais da Imigração e está sendo restaurada e ampliada. A intervenção de R$ 1,1 milhão é realizada pelo IPHAN e financiada pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). “A ideia é que a edificação passe a servir a comunidade, com intervenções que inclui a construção de um anexo que abrigará banheiros e cozinha”, explica a superintendente do Iphan/SC, Liliane Nizzola.

“O projeto tem como objetivo transformar o local em uma nova escola, agora de Artes Manuais, com cursos de corte e costura, customização, patchwork, trajes típicos, pintura em tecido, vidro, Bauernmalerei e curso de bordados e outras técnicas. O local será administrado com recursos da Fundação Cultural”, aponta o diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Jorge Ferreira.

Além da utilidade pública, a Antiga Escola Urbana se destaca por sua arquitetura diferenciada. Ela é construída em técnica enxaimel, com vãos de grandes proporções e é acessada por duas portas de frente para a rua. A previsão para finalização da obra é janeiro de 2022.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Fotos: Divulgação Fundação de Cultura e Turismo de Timbó