Equipe técnica do Iphan visita obra de restauro da Antiga Escola Urbana de Timbó
Outubro 5, 2021
Na manhã da última quinta-feira, dia 30 de setembro, uma equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma visita técnica na obra de restauro da Antiga Escola Urbana de Timbó.
Estiveram no local a superintendente do Iphan/SC, de Florianópolis, Liliane Nizzola, o coordenador geral de Projetos Especiais do Iphan, de Brasília, Ricardo Fiuza, a chefe da Divisão Técnica do Iphan/SC, Regina Santiago, a chefe do Escritório Técnico do Iphan na Região da Imigração em Pomerode, Tatiana Borges, e a arquiteta da empresa contratada pelo Iphan para executar a obra, Tuanny Borges.
O diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, e a secretária de Planejamento, Trânsito, Meio ambiente, Indústria, Comércio e Serviços, Bruna de Andrade, acompanharam a visita da equipe técnica.
Escola Urbana
A Escola Urbana é um edifício tombado pelo Iphan em Timbó. Ela é integrante do projeto Roteiros Nacionais da Imigração e está sendo restaurada e ampliada. A intervenção de R$ 1,1 milhão é realizada pelo IPHAN e financiada pelo Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). “A ideia é que a edificação passe a servir a comunidade, com intervenções que inclui a construção de um anexo que abrigará banheiros e cozinha”, explica a superintendente do Iphan/SC, Liliane Nizzola.
“O projeto tem como objetivo transformar o local em uma nova escola, agora de Artes Manuais, com cursos de corte e costura, customização, patchwork, trajes típicos, pintura em tecido, vidro, Bauernmalerei e curso de bordados e outras técnicas. O local será administrado com recursos da Fundação Cultural”, aponta o diretor presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Jorge Ferreira.
Além da utilidade pública, a Antiga Escola Urbana se destaca por sua arquitetura diferenciada. Ela é construída em técnica enxaimel, com vãos de grandes proporções e é acessada por duas portas de frente para a rua. A previsão para finalização da obra é janeiro de 2022.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Fotos: Divulgação Fundação de Cultura e Turismo de Timbó