Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 14/10/2021
Outubro 14, 2021
Secretaria de Saúde de Indaial retoma vacinação contra a Covid-19 nesta quinta (14)
Nesta quinta, 14 de outubro, Indaial retoma a vacinação contra a Covid-19 na Central instalada no Parque Municipal Jorge Hardt. O atendimento é realizado por ordem de chegada, através de senhas, de segunda a sexta, das 8h às 16h30.
Podem ser imunizados os seguintes grupos: 1ª dose a adultos com 18 anos ou mais; 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e trabalhadores de saúde que receberam a 2ª dose há 6 meses e para usuários imunossuprimidos que foram imunizados com a 2ª dose há pelo menos 28 dias, além da 2ª dose para quem cumpriu o intervalo mínimo de 28 dias (Coronavac), 10 semanas (AstraZeneca) e 8 semanas (Pfizer).
Para ser vacinado é necessário apresentar: Cartão do SUS, documento oficial com foto e carteirinha de vacinação.
Trabalhadores de saúde ainda devem levar: carteira de trabalho, holerite ou documento do Conselho de Classe (para quem atua na área atualmente); declaração médica autorizando a aplicação da dose de reforço (para trabalhador de saúde que está gestante); declaração atualizada do campo de estágio (para estudantes) e autodeclaração (familiar diretamente responsável pelo cuidado).
Já usuários imunossuprimidos precisam apresentar também um documento que comprove essa condição: cadastro já existente na Unidade de Saúde; atestado, relatório médico, prescrição médica, exames ou receitas com a indicação da condição da pessoa – prescrições de medicamentos de uso não controlados o prazo de validade é de 1 ano. Quem apresentou documentação anteriormente na Central de Vacinação por ser imunossuprimido não precisará levar novos documentos comprovatórios para a 3ª dose. Já os usuários vacinados por outros grupos (faixa etária ou indústria, por exemplo) para receberem a dose de reforço como imunossuprimidos precisarão levar toda a documentação solicitada.
Critérios Trabalhadores de Saúde
– Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde;
– Trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Também podem receber os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado;
– Estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.
Critérios Imunossuprimidos
São considerados os usuários com:
- a) Imunodeficiência primária grave;
- b) Quimioterapia para câncer;
- c) Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- d) Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
- e) Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- f) Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Anexo 2);
- g) Pacientes em hemodiálise;
- h) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Saúde divulga balanço de atendimentos da Covid entre 4 e 9 de outubro
A Secretaria de Saúde de Indaial apresenta um balanço do número de atendimentos realizados a usuários com sintomas respiratórios e de testes para detecção da Covid-19. Entre 4 e 9 de outubro foram atendidos 364 pacientes com sintomas respiratórios/gripais no Centro de Atendimento à Covid-19, que funciona no Ginásio de Esportes, ao lado do Sais (rua Leoberto Leal, bairro Tapajós). O Caec abre de segunda a sexta, das 8h às 17h, e nos sábados, das 8h às 12h.
Com relação aos testes para detecção da Covid-19, o Laboratório Municipal realizou a análise de 316 coletas de materiais no período de 4 a 8 de outubro. Do total foram confirmados 31 usuários com a doença, representando um percentual de 9,81%. O teste de pesquisa de antígenos é efetuado em pacientes encaminhados, após avaliação da equipe médica, pela rede municipal de saúde.
Secretaria de Saúde promove Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (16)
A Secretaria de Saúde promove neste sábado, 16 de outubro, o Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente. Na oportunidade, as Unidades de Saúde estarão abertas excepcionalmente das 8h às 17h para intensificar a imunização nesse público, ampliando a cobertura vacinal conforme prevê o Calendário Nacional. Usuários acima de 14 anos que estiverem com alguma vacina em atraso também podem procurar atendimento no Dia D.
É necessário residir no Município e apresentar Cartão do SUS, documento oficial com foto e carteirinha de vacinação.
Confira as Unidades disponíveis para vacinação no sábado:
– ESF Remo Wendorf – Ribeirão das Pedras
– ESF Arthur Keunecke – Estrada das Areias
– ESF Gunther Ricardo Ebert – Warnow
– ESF Renato Ferreira de Mello – João Paulo II
– ESF Nilo de Freitas – Rio Morto
– ESF Bertolina May Kechele – Benedito
– ESF Caetano da Silva Porto – Carijós
– ESF Albert Sabin – Encano do Norte
– ESF Irineu Kienen – Encano Baixo
– ESF Márcia Maria Andreatta – Estados (Cohab)
“Pedimos que os pais ou responsáveis levem seus filhos na Unidade de Saúde de referência para verificar se a caderneta está atualizada. Vacinas salvam vidas e ajudam a diminuir nos usuários possíveis complicações decorrentes de doenças”, ressalta o secretário, Paulo Moschetta.
Usuários que não puderem comparecer nas Unidades no sábado, podem procurar atendimento durante a semana, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A Campanha de Multivacinação segue até 29 de outubro.
Espaço FIC na Casa do Professor recebe exposição de obras “Da Terra”
O Espaço FIC na Casa do Professor recebe até o dia 9 de novembro a exposição “Da Terra”, do artista Marcos Alexandre Liz. Com obras diversas, desde o místico até o ancestral, a mostra traz a mensagem do puro, ecológico e harmonioso, permitindo ao observador a reflexão da emblemática relação do homem com a terra. Em um processo artesanal, Marcos produz suas tintas e expõe a pureza das cores de solos extraídos no Vale do Itajaí.
“A natureza é sábia e inspiradora. Com um olhar mais atento observa-se que as cores oriundas da terra são advindas de milhões de anos de evolução, na qual suas texturas e cores servem de matéria-prima para a produção de arte, que pode ser contemplada pelo homem”, diz o artista.
A exposição é gratuita e pode ser visitada na rua Olympia, 41, Tapajós, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 19h, e nos sábados, das 15h às 19h30.
Indaial sedia Campeonato Catarinense de Patinação Artística de 15 a 17 de outubro
O Município de Indaial sedia entre os dias 15 e 17 de outubro o Campeonato Catarinense de Patinação Artística, que acontecerá no Pavilhão Mário Holetz, no Parque Municipal Jorge Hardt. O evento abrange todos os níveis de competição da modalidade e contará com a presença de aproximadamente 280 atletas, representando 13 clubes de patinação do Estado.
De Indaial competem 28 atletas de diferentes níveis da modalidade, contemplados pelo Programa Bolsa-Atleta da FME. As professoras Bruna Masson (Bolsa-Técnica) e Laura Schwarz acompanharão as patinadoras no evento, que será fechado ao público, respeitando as medidas sanitárias de contenção à Covid-19.
O Campeonato é uma realização da Federação Catarinense de Patinação Artística, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Indaial e da Associação Companhia Artística de Patinação (Acap).
–
Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial