Leitos provisórios de UTI Covid começarão a ser desativados em SC

Leitos provisórios de UTI Covid começarão a ser desativados em SC

Outubro 14, 2021 Não Por Redação

 

 

O Deputado Laércio Schuster esteve nesta quinta-feira, 14, em Brasília, com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Leonardo Soares, para tratar do destino das UTIs Covid provisórias em Santa Catarina. Somente nas cidades de Indaial, Timbó e Gaspar, no Médio Vale, são 40 leitos de UTI provisórios para tratar exclusivamente pacientes com Covid.

A informação do Ministério da Saúde, repassada ao Deputado, é de que a partir de novembro começarão a ser desativados, pouco a pouco, os leitos provisórios de UTI Covid em Santa Catarina. O motivo para isso é o avanço da vacinação e o consequente fim da pandemia que se aproxima.

“Eu disse ao Secretário que Santa Catarina precisa manter esses leitos de UTI funcionando. Que não podemos voltar aos tempos da ‘ambulancioterapia’”, conta o Deputado. “Historicamente, temos déficit de leitos de UTI no Médio Vale e no nosso Estado como um todo”.

União de todos

Segundo o Deputado, Soares se mostrou sensível ao problema, mas ficou claro durante a reunião que uma mudança nesse cronograma só poderá ser possível com mobilização política. “É hora de nos unirmos. Em parceria com o Senador Jorginho Mello já iniciamos um estudo que permita a manutenção dessas UTIs em Santa Catarina”, disse Laércio. “Peço ainda a cada cidadão, vereador, prefeito, deputado e senador de Santa Catarina que se unam e deem as mãos em prol da saúde das famílias, pois quem já precisou de uma UTI ou teve um ente querido nessa situação sabe do que estou falando”.

Se essa decisão do Ministério da Saúde se confirmar, somente nas pequenas cidades do Médio Vale haverá a perda de 40 leitos de UTI: os 10 de Indaial, os 10 de Gaspar e 20 dos 30 em Timbó. “Não podemos permitir isso. Precisamos nos unir em prol de uma causa comum, que é a saúde das famílias catarinenses. Fica aqui o nosso apelo e a nossa mobilização por essa causa que é de todos nós”, concluiu o Deputado Laércio.

Assessoria de Imprensa – Gabinete do Deputado Laércio Schuster