Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 15/10/2021

Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 15/10/2021

Outubro 15, 2021 Não Por Redação

 

 

Trade turístico participa de consultorias individuais ofertadas pela Prefeitura em parceria com o Sebrae

A Sala do Empreendedor e a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, em parceria com o Sebrae, disponibilizaram durante os meses de setembro e outubro seis vagas de consultorias gratuitas aos empresários do ramo turístico de Indaial.

O objetivo da ação é potencializar esse setor que ainda sofre as consequências da pandemia. “O poder público busca contribuir, investindo em qualificação e inovação para impulsionar esse segmento econômico na cidade”, diz o coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, Jessé Cléber de Souza.

As consultorias com os temas de Marketing Digital e Custo e Formação do Preço de Venda ocorrem de forma individual e on-line, com duração de uma hora, conforme disponibilidade do empreendedor.

Para a empresária Sueli Mike Ruediger, a consultoria ajudou bastante, considerando que ela está iniciando o negócio na área do Turismo. “A atividade ampliou nossa visão e quais os aspectos que precisamos melhorar”, comenta Sueli.

Para o mês de outubro mais dois empresários das áreas de gastronomia e hotelaria ainda receberão o serviço.


Orientações para a vacinação contra a Covid-19 nesta sexta (15) em Indaial

Nesta sexta, 15 de outubro, Indaial dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 para os seguintes grupos: 1ª dose a adultos com 18 anos ou mais; 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais e trabalhadores de saúde que receberam a 2ª dose há 6 meses e para usuários imunossuprimidos que foram imunizados com a 2ª dose há pelo menos 28 dias, além da 2ª dose para quem cumpriu o intervalo mínimo de 28 dias (Coronavac), 10 semanas (AstraZeneca) e 8 semanas (Pfizer).

O atendimento na Central de Vacinação instalada no Parque Municipal Jorge Hardt é realizado por ordem de chegada, através de senhas, de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Para ser imunizado é necessário apresentar: Cartão do SUS, documento oficial com foto e carteirinha de vacinação.

Trabalhadores de saúde ainda devem levar: carteira de trabalho, holerite ou documento do Conselho de Classe (para quem atua na área atualmente); declaração médica autorizando a aplicação da dose de reforço (para trabalhador de saúde que está gestante); declaração atualizada do campo de estágio (para estudantes) e autodeclaração (familiar diretamente responsável pelo cuidado).

Já usuários imunossuprimidos precisam apresentar também um documento que comprove essa condição: cadastro já existente na Unidade de Saúde; atestado, relatório médico, prescrição médica, exames ou receitas com a indicação da condição da pessoa – prescrições de medicamentos de uso não controlados o prazo de validade é de 1 ano. Quem apresentou documentação anteriormente na Central de Vacinação por ser imunossuprimido não precisará levar novos documentos comprovatórios para a 3ª dose. Já os usuários vacinados por outros grupos (faixa etária ou indústria, por exemplo) para receberem a dose de reforço como imunossuprimidos precisarão levar toda a documentação solicitada.

Critérios Trabalhadores de Saúde

– Indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde; ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais. Dentre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio como, por exemplo, recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além de trabalhadores de serviços de interesse à saúde;

– Trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares, programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras. Também podem receber os familiares diretamente responsáveis pelo cuidado de indivíduos gravemente enfermos ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado, de forma que não estão incluídos todos os contatos domiciliares destes indivíduos, apenas o familiar diretamente responsável pelo cuidado;

– Estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde, no que couber, desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades de prática acadêmica.

Critérios Imunossuprimidos

São considerados os usuários com:

  1. a) Imunodeficiência primária grave;
  2. b) Quimioterapia para câncer;
  3. c) Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  4. d) Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;
  5. e) Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  6. f) Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Anexo 2);
  7. g) Pacientes em hemodiálise;
  8. h) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Saúde de Indaial reforça intervalo de dias no esquema vacinal contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde de Indaial reforça aos usuários o intervalo mínimo de dias entre as doses da Covid-19 para que seja completado o esquema vacinal. Para quem está apto a receber duas doses, o intervalo a partir da 1ª dose é de Coronavac – 28 dias, AstraZeneca – 10 semanas e Pfizer – 8 semanas.

A 3ª dose já está disponível para idosos com 70 anos ou mais e trabalhadores de saúde que receberam a 2ª dose há 6 meses e para usuários imunossuprimidos que foram imunizados com a 2ª dose há pelo menos 28 dias.

Para não ter dúvida de quando fazer a 2ª ou a 3a dose, pode-se contar esses períodos a partir da data em que recebeu a aplicação da dose anterior.

“A vacinação é uma importante aliada no combate à pandemia. Deve-se respeitar o intervalo mínimo entre as doses para que o usuário tenha a proteção adequada contra a doença. A antecipação da segunda dose não é permitida, com exceção para estudantes e pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa de Santa Catarina e/ou com residência comprovada no Estado aprovados em programas de ensino e pesquisa no exterior”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

Conforme nota técnica do Governo Estadual, nesse caso o estudante ou pesquisador deverá comprovar a aprovação em programa de ensino e pesquisa em instituição estrangeira, indicando a data de início do curso, assim como comprovante das passagens com a data de embarque.

A Central de Vacinação funciona no Parque Municipal Jorge Hardt, de segunda a sexta, das 8h às 16h30, sem fechar para o almoço. O atendimento é por ordem de chegada, através de senha.

A Prefeitura disponibiliza a transmissão ao vivo da vacinação. Pelas câmeras é possível visualizar a movimentação no Parque e planejar o melhor horário para ir até o local. Os munícipes podem acompanhar através do link: http://www.saudeindaial.sc.gov.br/vacina-aovivo


Cerca de 27% das mulheres que agendaram exame de colo do útero não compareceram nas Unidades

Neste mês, em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Indaial está promovendo um mutirão de exame citopatológico de colo do útero, mais conhecido como preventivo ou papanicolau. Além do horário habitual de funcionamento das Unidades de Saúde, duas datas especiais foram disponibilizadas para que as usuárias agendassem previamente a consulta de enfermagem e coleta de preventivo: das 17h às 21h no dia 13 (quarta) e das 8h às 16h no dia 16 (sábado).

Das 150 vagas agendadas para o exame na quarta-feira, 13 de outubro, 40 mulheres não compareceram, ou seja, cerca de 27% das usuárias. Neste sábado, 16, irá acontecer mais um mutirão nas Unidades, com aproximadamente 150 exames agendados.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de as mulheres estarem presentes no dia, pois por meio do preventivo podem ser identificadas doenças, como: Sífilis, Clamídia, HPV, Gonorreia, Candidíase, entre outras.

“Em outubro intensificamos nossas ações de prevenção à saúde da mulher. Esta ação que aconteceu após o horário comercial e agora prevista para o fim de semana tem como objetivo oportunizar atendimento, principalmente, para as usuárias que trabalham durante o dia ou que no decorrer da semana não tem com quem deixar seus filhos. Pedimos que as mulheres compareçam devido à importância do exame. Além disso, a falta na consulta tira a oportunidade de outras usuárias estarem presentes na Unidade realizando o preventivo”, ressalta o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

As mulheres que têm seus exames agendados e que não puderem comparecer, podem entrar em contato ainda nesta sexta, dia 15, com sua Unidade de Saúde para informar o cancelamento. Assim a Unidade poderá agendar o exame com outras pacientes que estão na lista de espera para atendimento no horário especial.


Prefeitura divulga boletim atualizado da vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura divulga um boletim semanal com os números da campanha de vacinação contra a Covid-19, apresentando o total de pessoas vacinadas e o número de doses recebidas, aplicadas, perdidas ou danificadas.

– Doses recebidas

Vacina Coronavac

24.230 doses

Vacina AstraZeneca

33.890 doses

Vacina Pfizer

27.731 doses

Vacina Janssen

2.360 doses

Total – 88.211 doses (distribuídas para 1ª, 2ª e 3ª dose)

– Doses aplicadas (1ª, 2ª e 3ª dose)

Adultos: Pessoas com 18 anos ou mais – 75.799

Adolescentes: Pessoas de 12 a 17 anos – 2.728

Total: 78.527

– Vacinados (Ao menos receberam 1 dose)

Adultos: Pessoas com 18 anos ou mais – 43.764

Adolescentes: Pessoas de 12 a 17 anos – 2.728

Total: 46.492

– Número de doses perdidas ou danificadas

91 doses perdidas ou danificadas


Concurso Fotográfico “Indaial na Rota da Natureza” é prorrogado para até 16 de novembro

A Prefeitura de Indaial, por meio da Fundação Indaialense de Cultura e da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, prorrogou o Concurso Fotográfico “Indaial na Rota da Natureza” para até 16 de novembro. De acordo com a organização, as fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas impossibilitaram muitos fotógrafos de participar, retratando a cidade.

O Concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, maiores de 18 anos, que são convidados a fazer uma imersão através das lentes, buscando a introspecção e contemplação das paisagens, pontos turísticos e valorização dos símbolos municipais. O intuito é apresentar aquilo que o visitante, turista e morador vislumbram quando passeiam por Indaial. A fotografia é uma ferramenta para impulsionar a divulgação das belezas naturais e culturais, incentivando os participantes a valorizarem e registrarem um novo olhar do potencial turístico do Município.

Fotógrafos que já se inscreveram no prazo anterior, se tiverem interesse, podem se inscrever novamente, pois será validada a última inscrição. Participantes inscritos que não desejam se inscrever mais permanecem com a inscrição válida.

O material deverá ser enviado de forma digital, por meio da ficha de inscrição, com o encaminhamento de quatro fotos diferentes e em alta resolução. Poderão ser utilizadas nas imagens pessoas caracterizadas de turistas para representar o visitante vivenciando a experiência turística “Indaial na Rota da Natureza”.

A inscrição será aceita exclusivamente pelo site da FIC: http://www.ficindaial.com.br/fundacao/edital-006-2021-fic-concurso-fotografico-indaial-na-rota-da-natureza-2021/

A Comissão Avaliadora observará os seguintes critérios para definição dos vencedores: adequação ao tema, criatividade, qualidade técnica e expressividade da obra. As fotografias mais pontuadas receberão premiação em dinheiro.

A premiação dos vencedores e início da exposição fotográfica acontecerá em evento no dia 23 de novembro, às 19h, na Praça do Cidadão (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 675, Tapajós).


Secretaria de Agricultura realizou reunião com produtores do Conselho de Desenvolvimento Rural

Na quarta-feira, 13 de outubro, a Secretaria de Agricultura participou de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial (Condri) com agricultores da cidade. O encontro trouxe informações sobre o programa estadual de resiliência hídrica no meio rural de Santa Catarina com objetivos de captação, armazenamento e distribuição de água e adoção de práticas conservacionistas.

Também foi discutida na reunião a autodeclaração de segurado especial rural, a importância de o agricultor guardar documentos para fins de aposentadoria rural e orientações quanto ao eSocial e CAEPF (Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física).

O secretário de Agricultura, Jacir Roni Floriano, pontuou sobre o cultivo de milho nas propriedades. “Caso algum agricultor encontre foco de infestação de cigarrinha orientamos que entre em contato com a Secretaria para as devidas orientações”, alertou.

O Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial reúne-se bimestralmente com o objetivo de discutir a política de desenvolvimento rural, além de ações, atividades e capacitações aos agricultores.

Mais informações sobre o tema podem ser obtidas com a Secretaria de Agricultura, através do telefone 3394-2070.


Futsal Feminino da FME Indaial disputa jogos da Olesc em Camboriú

A equipe de Futsal Feminino do Programa Semente/Fundação Municipal de Esportes de Indaial está participando da Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense), promovida pela Fesporte, entre os dias 15 e 17 de outubro. Os jogos acontecem na cidade de Camboriú. As 12 atletas são treinadas pelo professor, Daniel Stedile, Bolsa-Técnico da FME.


Junta de Serviço Militar divulga nota de esclarecimento do Exército sobre cursos falsos nas redes sociais

A Junta de Serviço Militar de Indaial informa, através de nota oficial do Exército Brasileiro, que circula nas redes sociais ofertas de cursos e programas de treinamento falsos que prometem acesso facilitado às carreiras militares. O Exército ressalta que não possui nenhum tipo de convênio com esses cursos preparatórios para concursos que visam ao acesso das Escolas Militares nem com cursos para seleção e preparação de cidadãos que desejam ingressar na Força como militares temporários.

O ingresso nas Escolas Militares que formam os quadros de carreira do Exército Brasileiro é feito exclusivamente por intermédio de concurso público.

Para o ingresso na Força como militar temporário, a instituição recebe, todos os anos, por meio do alistamento militar, jovens do sexo masculino para o serviço militar inicial, obrigatório no Brasil. Nenhum curso civil está habilitado ou possui autorização da Força para realizar qualquer tipo de preparação ao serviço militar.

O Exército realiza, ainda, a seleção de cidadãos voluntários, de ambos os sexos, para ingressarem na Força nas diversas áreas do conhecimento como oficiais e praças temporários. Essa seleção é feita por intermédio das Regiões Militares, de acordo com a legislação vigente.

Por fim, para obter as informações necessárias sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro, basta clicar no link: eb.mil.br/web/ingresso/como-ingressar

 


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial