Parceria com instituições francesas deve promover projetos voltados ao desenvolvimento econômico no Vale Europeu
Novembro 3, 2021
Resiliência, desenvolvimento econômico e turístico estão entre os temas de futuros projetos liderados pela Amve para retomada da atividade econômica.
Promover ações de desenvolvimento sustentável por meio da governança da resiliência e fomentar projetos voltados ao crescimento da atividade econômica. Estes são alguns dos assuntos que serão tratados nesta semana, durante visita do diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas do Instituto Mediterrâneo de Risco para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Imredd), Paulo Moura, a Blumenau. De quarta (3) a sexta-feira (5), prefeitos e lideranças políticas e empresariais vão se reunir para discutir parcerias em torno da inovação, da resiliência e do desenvolvimento econômico.
Durante os três dias, o diretor do instituto francês terá reuniões com a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Universidade Regional de Blumenau (Furb), prefeitos, Prefeitura de Blumenau, Centro de Inovação e demais instituições interessadas. O intuito é dar andamento ao convênio assinado com a Amve, em 2019, que prevê planejamento na área de gestão de riscos e resiliência, como também iniciar novas iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico da região como alternativa de minimizar os impactos provocados pela pandemia.
Conforme o presidente da Associação, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, novos alinhamentos devem ser feitos nos próximos meses para fomentar o desenvolvimento econômico sustentável regional por meio da governança da gestão de riscos e da resiliência. “Todas as instituições envolvidas são grandes parceiras e a união de esforços em prol de objetivos comuns vai contribuir para que nossa região se fortaleça e continue promissora”, ressalta o presidente da Amve.
Durante sua passagem por Blumenau, Moura terá ainda reuniões de planejamento e alinhamento da parceria internacional com a equipe envolvida no acordo internacional, prefeitos e secretários municipais, como também visita ao Samae de Blumenau, ao Centro de Inovação e à Furb. Além disso, Moura vai proferir a palestra Instituto de Inovação e Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável: o case da metrópole de Nice-França, dia 3 de novembro, às 16 horas, no auditório do Centro de Inovação Blumenau. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.
Parceria internacional
Assinado em novembro de 2019, o acordo de parceria entre Amve, Furb e as instituições francesas Universidade Costa Azul (UCA) e Imredd prevê ações voltadas à gestão de riscos e resiliência no Vale Europeu. Por meio da parceria foi possível a elaboração de um diagnóstico na área de resiliência a riscos naturais nos 14 municípios da Amve, a fim de verificar as condições de cada município no gerenciamento de riscos, como também, futuramente, promover projetos de troca de conhecimento, tecnologia e gestão da proteção e defesa civil dos municípios.
Em 2020, com a mudança do cenário mundial em função da pandemia de Covid-19 e os respectivos impactos econômicos e sociais sofridos pela região, o acordo de parceria firmado entre Amve, Furb, UCA e Imredd passou a discutir alternativas de fomento do desenvolvimento econômico sustentável regional por meio da gestão da resiliência. A perspectiva é que este tema seja trabalhado em quatro pilares: informação e análise, exposição ao risco, resiliência setorial e fomento da atividade econômica. A partir dessa nova proposta, a gama de parceria foi ampliada e novos rumos serão discutidos e planejados durante esta semana de visita do diretor Paulo Moura na região.
O assunto será ainda tratado na assembleia geral de prefeitos, na quinta-feira, dia 4. “Todos nós, gestores públicos, estamos buscando alternativas que possam contribuir para a retomada da economia e a manutenção da qualidade de vida de nossa população, que ainda vivencia os prejuízos causados pela pandemia”, finaliza o presidente da Amve.
—
Imprensa – AMVE