Café Musical acontece no dia 21 de novembro com apresentação da Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat

Café Musical acontece no dia 21 de novembro com apresentação da Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat

Novembro 10, 2021 Não Por Redação

 

 

No domingo, dia 21 de novembro, acontece a próxima edição do Café Musical, promovido no Museu da Música de Timbó. A apresentação será por conta dos alunos da Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat, de Jaraguá do Sul.

O evento será realizado de forma presencial e on-line. A transmissão inicia às 10h, no Facebook da Prefeitura Municipal de Timbó.

Ingressos

O evento é gratuito. Para garantir que não tenha mais público do que é permitido, serão distribuídos ingressos para a entrada no evento.

Eles estarão disponíveis para retirada na sede da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó a partir do dia 15 de novembro, até na sexta-feira, dia 19 de novembro.

Para seguir todos os protocolos, o evento presencial terá limite de público de 50 pessoas, um terço da capacidade do Museu da Música, as cadeiras terão distanciamento de 1,5m e o uso de máscara é obrigatório durante todo o Recital.

Conheça a Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat

A Escola de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat tem sede em Jaraguá do Sul e é provavelmente a única instituição do Brasil onde se ensina a arte de tocar cítara-concerto. A arte de tocar cítara-concerto é raríssima no Brasil.

Suas atividades iniciaram em 2010, com o projeto “Resgate Cultural da Cítara”, que segue até hoje, disseminando esta arte entre jovens e crianças.

O Centro Cultural Neue Heimat, responsável pela Escola de Cítaras de Jaraguá do Sul, busca resgatar a singela sonoridade das cítaras, uma arte tão bela e desconhecida. Os instrumentos utilizados pela Escola são, na maioria estrangeiros, adquiridos por doação ou compra de familiares de ex-citaristas.

A coordenação das atividades de ensino de cítara é da professora Lúcia Menarin, citarista desde a infância, aprendeu a tocar com seu pai, imigrante alemão, que fabricou uma das cítaras utilizada por ela. Lúcia se desloca da cidade de Castro (PR) até Jaraguá do Sul (SC) a cada 3 semanas.  A cada visita acontecem encontros intensivos com duração de três a quatro dias, com um grupo médio de 9 alunos.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: Fundação de Cultura e Turismo de Timbó