Orientações para vacinação contra a Covid-19 nesta semana em Indaial
Novembro 29, 2021
A Secretaria de Saúde de Indaial reforça à comunidade as orientações para esta semana da vacinação contra a Covid-19. Na Central localizada no Parque Municipal Jorge Hardt o atendimento nas cabines acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h30, por ordem de chegada, através de senhas.
Podem ser imunizados no local os seguintes grupos: 1ª dose para pessoas com 12 anos ou mais; 2ª dose para quem cumpriu o intervalo mínimo entre as doses: Coronavac – 28 dias, AstraZeneca – 10 semanas e Pfizer – 8 semanas; dose de reforço para usuários com 18 anos ou mais que receberam a 2ª dose há 5 meses (imunizados com Janssen devem aguardar novas orientações do Estado) e pessoas imunossuprimidas vacinadas com a 2ª dose há pelo menos 28 dias.
A vacina contra a Covid-19 também é aplicada em nove Unidades de Saúde dos bairros, mediante agendamento prévio, o qual pode ser feito diretamente com cada ESF via telefone ou pessoalmente nos locais, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 (na quarta até 15h).
Confira a relação de Unidades que têm vacinação contra a Covid-19:
– ESF Remo Wendorf (rua Paramaribo, 26, Tapajós): 3394-8432
– ESF Arthur Keunecke (rua Marechal Floriano Peixoto, 3330, Estrada das Areias): 3333-4176
– ESF Guinter Ricardo Ebert (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 9255, Warnow): 3333-4170
– ESF Dr. Nilo de Freitas (Avenida Brasil, 2266, Rio Morto): 3394-0541
– ESF Bertolina May Kechele (rua Juiz de Fora, 69, Benedito): 3333-4173
– ESF Albert Sabin (rua Caxias do Sul, 295, Encano do Norte): 3394-4103
– ESF Irineu Kienen (rua Dr. Blumenau, 4599, Encano): 3394-7283
– ESF Márcia Maria Andreatta (rua João Batista Deretti, 226, Estados – Cohab): 3394-1605
– ESF Dr. João José Candido da Silva (rua Piratuba, 350, Rio Morto): 3306-7343
Nas ESFs são vacinados os seguintes grupos: 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos; 2ª dose em usuários vacinados com a Pfizer (intervalo mínimo de 8 semanas) e 3ª dose para usuários com 18 anos ou mais imunizados com a 2ª dose há 5 meses (vacinados com Janssen devem aguardar novas orientações do Estado) e pessoas imunossuprimidas vacinadas com a 2ª dose há 28 dias. No momento, somente as ESFs Bertolina May Kechele e Dr. João José Candido da Silva também estão aplicando a 2ª dose para quem recebeu Coronavac (intervalo de 28 dias) e AstraZeneca (intervalo de 10 semanas).
Documentos
Para ser imunizado é necessário apresentar: Cartão do SUS, documento oficial com foto e carteirinha de vacinação.
O adolescente deve estar acompanhado de pais/responsáveis, que também precisam levar um documento oficial com foto. Se preferir ir sozinho ou estiver com outro adulto (avós, tios, entre outros) é necessário apresentar um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, devidamente assinado pelos pais ou responsável legal, disponível na parte de Arquivos em: https://indaial.atende.net/subportal/covid19/pagina/vacinacao
Já usuários imunossuprimidos precisam apresentar também um documento que comprove essa condição: cadastro já existente na Unidade de Saúde; atestado, relatório médico, prescrição médica, exames ou receitas com a indicação da condição da pessoa – prescrições de medicamentos de uso não controlados o prazo de validade é de 1 ano. Quem apresentou documentação anteriormente na Central de Vacinação por ser imunossuprimido não precisará levar novos documentos comprovatórios para a 3ª dose. Já os usuários vacinados por outros grupos (faixa etária ou indústria, por exemplo) para receberem a dose de reforço como imunossuprimidos precisarão levar toda a documentação solicitada.
Critérios Imunossuprimidos
São considerados os usuários com:
- a) Imunodeficiência primária grave;
- b) Quimioterapia para câncer;
- c) Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- d) Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- e) Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- f) Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Anexo 2);
- g) Pacientes em hemodiálise;
- h) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Pessoas com viagem agendada para o exterior
Quem deseja iniciar o esquema vacinal, antecipar a 2ª dose ou ainda receber a dose de reforço precisa comprovar a viagem marcada, apresentando as passagens compradas.
Os usuários que ainda não se vacinaram com nenhuma das doses receberão a Coronavac. A 2ª dose será aplicada após 28 dias e o mesmo período se aplica à dose de reforço. Já se a pessoa estiver buscando o adiantamento da Pfizer (21 dias) ou AstraZeneca (28 dias), somente irá receber a 2ª dose com o prazo mínimo se comprovar que o prazo normal de 8 semanas e 10 semanas, respectivamente, não condiz com a data da viagem. Para os usuários vacinados com a Coronavac também será necessário que o cidadão comprove que o país de destino não aceita o referido imunizante. A dose de reforço, portanto, será a Pfizer, após 28 dias do recebimento da 2ª dose.
Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial