Biblioteca Pública adquire materiais de tecnologia assistiva com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura
Dezembro 3, 2021
A Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, vinculada à Fundação Indaialense de Cultura, adquiriu materiais de tecnologia assistiva no valor de R$ 30 mil com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019 referente ao edital de Patrimônio Cultural. Na oportunidade, Indaial foi contemplada na categoria Bibliotecas Públicas, com o título “O quanto pensamos no outro?: um olhar para a acessibilidade na Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa”.
Promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, o prêmio é um dos principais mecanismos de fomento do Estado voltado para a cultura. Destina-se à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural de trabalhos artísticos.
A proposta de Indaial foi elaborada a partir da necessidade de adequação de maquinário inclusivo para o ambiente da Biblioteca Pública seguindo os princípios da tecnologia assistiva, mecanismo pensado para tornar viável os acessos de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Os materiais proporcionam uma participação mais ativa nos serviços prestados pela Biblioteca.
Dentre os equipamentos foram adquiridos: computador com mouse estacionário, teclado com fonte ampliada e colmeia, softwares específicos para oralização do conteúdo na tela do computador, escâner para oralização dos livros escolhidos pelo usuário, lupa eletrônica portátil para ampliar a fonte através de sua tela e recursos pedagógicos adaptados.
“Esse é mais um marco para a Biblioteca Pública. Além da Biblioteca Móvel, um serviço de extensão cultural e descentralização da FIC, nosso espaço físico conta também com acessibilidade aos usuários, mais uma forma de atender todos os públicos”, destaca o diretor interino, Silvio César da Silva.
A Biblioteca Pública está localizada na rua Dr. Blumenau, 5, centro de Indaial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Ela está aberta para atender a comunidade gratuitamente com consultas do acervo no local. Para quem tiver interesse em realizar um cadastro de empréstimo domiciliar se faz necessária a apresentação de RG/CPF e comprovante de residência no Município.