Antiga ligação do Warnow e Ilse será asfaltada em parceria entre Estado e municípios

Antiga ligação do Warnow e Ilse será asfaltada em parceria entre Estado e municípios

Dezembro 30, 2021 Não Por Redação

 

 

Por EVANDRO LOES / Jornal do Medo Vale

Governo prometeu liberar R$ 55 milhões para Indaial e Ascurra bancarem os trechos que englobam suas cidades

ASCURRA / INDAIAL – Uma tríplice aliança entre o Governo do Estado e as prefeituras de Ascurra e Indaial, vai resultar na pavimentação asfáltica dos 11 km de estrada de terra, na margem direita do Rio Itajaí-Açu, ligando as comunidades do Warnow e Ilse. A estrada é a antiga ligação entre o Médio e o Alto Vale do Itajaí e perdeu notoriedade e uso após a construção da BR-470, na década de 60, durante o governo militar. O governador Carlos Moisés reservou uma quantia de R $ 55 milhões para ajudar os dois municípios no financiamento das obras.

Os prefeitos de Ascurra, Arão Josino (PSD) e de Indaial, André Moser (PSDB), já encaminharam a realização conjunta de um projeto de engenharia, cada um financiamento a parte do território de sua cidade, para que em breve seja encaminhado ao Estado para a celebração do convênio. O projeto deve ser concluído nas próximas semanas e entregue ao Estado para cumprir os prazos legais, que limitam a formalização de convênios até junho de 2022. O prefeito de Ascurra, Arão Josino, destacou o projeto em seu balanço do ano, em reportagem ao JMV TV, disponível na íntegra nas redes sociais do Jornal do Médio Vale (Youtube, Facebook e site: www.jornaldomediovale.com.br).

Pelo acordo entre as três partes, o Estado repassará aos municípios no total de R $ 55 milhões, sendo R $ 35 milhões para Indaial, que tem o maior trecho e R $ 20 milhões para Ascurra. Os municípios devem contribuir com uma pequena contrapartida. O custo das obras inclui um pavimento para transporte pesado, já que é previsto que a estrada será uma válvula de escape à BR-470, especialmente para quem quiser transitar regionalmente. A estrada também dá acesso a belas paisagens e regiões ainda desconhecidas da maioria da população, devido a dificuldades de manutenção, o evento de lama ou poeira. Há um grande potencial turístico no entorno da estrada Warnow-Ilse.

Apesar da utilização limitada, devido às condições atuais, o prefeito de Ascurra, Arão Josino observa que a estrada tem certa facilidade de ser pavimentada, a um custo menor do que em outros locais, por ser uma superfície plana e já estar com a largura suficiente para pista principal, acostamentos e até ciclovias e calçadas. Será uma nova realidade para as comunidades do trajeto, que desejam mais qualidade de vida, sem passar pelos dissabores atuais da lama ou poeira, além das dificuldades de manutenção.

O prefeito de Indaial, André Moser também destacou a obra em seu balanço do ano. A área de Indaial possui quase sete quilômetros e terá o maior custo do projeto global. Moser ressalta que para Indaial será a abertura de um grande espaço para a expansão da cidade, além do potencial turístico e propriedades rurais. No passado, esta estrada ligava o Oeste de Santa Catarina ao litoral e nas margens passava a antiga estrada de ferro, que ligava Trombudo Central a Itajaí. Por conta desta ligação de estrada, via Warnow-Ilse, foi construída na Ponte dos Arcos, no Centro de Indaial, na década de 20 (Século XX), a primeira em concreto armado de Santa Catarina.

Na ocasião, a construção de concreto armado era uma novidade até mesmo nos países do primeiro mundo, que ainda usavam a construção em pilares e vigas de aço. Hoje, a Ponte dos Arcos é um símbolo de Indaial, mas, acima de tudo, guarda uma história de progresso tecnológico na área de construção da infraestrutura em Santa Catarina e no Brasil.