Boletim de Notícias – Prefeitura de Indaial 24/01/2022
Janeiro 24, 2022
1ª Conferência Municipal da Saúde Mental de Indaial é adiada devido ao aumento de casos da Covid-19
O aumento dos casos de Covid-19 em Indaial gerou inúmeras mudanças principalmente relacionadas aos eventos presenciais na área pública. A Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Saúde, iria realizar nos dias 3 e 4 de fevereiro a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental com uma programação presencial. Diante de dados e do aumento dos números da Covid, o Conselho Municipal decidiu adiar o evento e realizá-lo em uma nova data.
Para os integrantes do Conselho, uma possibilidade seria fazer o evento remoto, visto que muitos encontros nesse formato têm sido feitos desde o início da pandemia. Até a segunda quinzena de fevereiro a Secretaria informará a nova data e o formato da programação.
107 doses são aplicadas na vacinação infantil contra COVID-19 neste sábado
Sábado foi dia de vacinação contra a COVID-19 para as crianças em Indaial. No total foram aplicadas cerca de 107 doses em crianças de 11 a 7 anos e de grupos prioritários. Até o momento já foram aplicadas cerca de 327 doses. A vacinação continua de segunda a sexta-feira das 8h30min às 16h no Pavilhão do Centro Esportivo Bernardo Pisetta, o antigo Pame, que fica na Rua Leoberto Leal, nº 115, no bairro Tapajós. A vacinação no Pavilhão é exclusivamente para as crianças. A vacinação para adolescentes e adultos acontece nas Unidades de Saúde.
É indispensável à apresentação de um documento da criança com CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação. A criança deve estar acompanhada de pais/responsáveis. Se estiver com outro adulto (avós, tios, entre outros) precisará apresentar um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, devidamente assinado pelos pais ou responsável legal, disponível no site da Prefeitura https://indaial.atende.net/cidadao/noticia/baixe-aqui-o-termo-de-assentimento-livre-e-esclarecido-para-a-vacinacao-infantil-contra-a-covid19.
Cerca de 30 profissionais da saúde de Indaial estão afastados com COVID-19
O aumento dos casos de COVID-19 em nossa região está afetando também os servidores da saúde. Até o momento cerca de 30 servidores entre médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais estão afastados com a doença. Isso impacta diretamente nos atendimentos nas Unidades de Saúde de Indaial, que a partir desta segunda-feira, dia 24, retornam as suas atividades em cada bairro.
“Pedimos a colaboração da comunidade em relação à procura pelos atendimentos nas Unidades. O afastamento dos servidores causa uma grande mudança na volta às atividades rotineiras. Estamos trabalhando para buscar um equilíbrio e suprir as principais necessidades. Pedimos a compreensão da comunidade e orientamos que redobrem os cuidados de proteção e se vacinem”, disse o Secretário de Saúde Silvio César da Silva.
A Secretaria de Saúde estará informando as alterações e as demais orientações à comunidade.
CAEC realiza 110 atendimentos neste sábado, dia 22
Neste sábado, dia 22 de janeiro, o Centro de Atendimentos e enfrentamento à COVID – CAEC realizou o atendimento de 110 pessoas das 8h às 17h no Pavilhão do Parque Municipal Ribeirão das Pedras. O aumento dos números de casos e a procura por atendimento têm crescido significativamente nas últimas semanas. Entre o dia 17 e 22, foram registrados 1.060 atendimentos no CAEC, uma média de 16 pacientes por hora.
A orientação da Secretaria é que as pessoas procurem o CAEC logo no início da manhã, pois existe um limite de senhas para o atendimento. Para melhor atender a comunidade, o horário de atendimento foi estendido até às 20h, porém a demanda está em crescimento.
O CAEC atende de segunda a sexta-feira das 8h às 20h e aos sábado das 8h às 17h especificamente para sintomas da COVID-19.
Agendamento de exames
As pessoas que possuem sintomas e procuram o atendimento no CAEC passam por um sistema de triagem e uma consulta médica. Somente o médico solicita o exame. De acordo com a identificação do tempo de sintoma, o médico orienta o paciente ao agendamento do exame. Assim o paciente sai do CAEC com o agendamento realizado.
Para pessoas que procuram atendimento no pronto-socorro do Hospital Beatriz Ramos no fim de semana, e o médico indica o exame COVID-19, o agendamento é feito pela Vigilância Epidemiológica. A equipe entra em contato com a pessoa para realizar o agendamento no prazo médio de 3 dias.
Aumento do número de casos de COVID-19 e procura por atendimentos relacionados ao sistema respiratório intensifica trabalho da saúde em Indaial
Uma nova fase da COVID-19 movimentou as Unidades de Saúde desde o inicio de dezembro de 2021. O que parecia ser o fim da pandemia com o elevado número de vacinação, tornou-se uma nova fase com baixa procura nas internações clínicas e UTI, porém com um aumento expressivo nas consultas e testagem.
O aumento da procura por atendimento também ocorreu no Centro de Atendimento e enfrentamento à COVID-19 – CAEC, que está localizado no Pavilhão do Parque Municipal Jorge Hardt no Ribeirão das Pedras. Do dia 1º ao dia 31 de dezembro de 2021 foram registrados cerca de 864 atendimentos. Do dia 2 ao dia 19 de janeiro foram registrados 2.216 atendimentos.
Com um aumento significativo da demanda de atendimentos no CAEC devido a queixas respiratórias, mesmo com a ampliação do horário, houve sobrecarga no sistema, o que acarretou um fluxo maior de pacientes ambulatoriais no pronto-socorro do Hospital Beatriz Ramos, que tem o objetivo de atender somente urgência e emergência. Do dia 1º ao dia 31 de dezembro, o PS atendeu cerca de 392 atendimentos relacionados a queixas respiratórias. Já entre os dias 1º e 18 de janeiro de 2022, foram cerca de 540 atendimentos.
Nos testes realizados e positivados também apresentou-se um aumento significativo. De 1º a 31 de dezembro foram realizados cerca de 698 testes rápidos para pesquisa de antígenos SARS-COV-2 (TR-AG-SARS-COV-2). Destes 62 foram positivos. Já no período de 1º a 18 de janeiro, foram realizados 1.383 testes dos quais 417 foram positivos.
Os boletins da COVID-19 no mês de janeiro apresentaram alterações na taxa de infectados e principalmente monitorados. No dia 28 de dezembro de 2021 tínhamos 12 pessoas em tratamento e 287 em monitoramento, e no dia 20 de janeiro de 2022, tínhamos 325 pessoas em tratamento e 815 em monitoramento.
“Os dados nos mostram que entre o mês de dezembro e janeiro em todos os aspectos, ocorreu um crescimento em relação às pessoas infectadas pela COVID-19 e atendimentos no CAEC, PS e Unidades. Sem esquecer dos casos de gripe que também cresceram muito nesse período. No histórico da saúde de Indaial é uma situação atípica visto que este período era considerado tranquilo, com poucos atendimentos. Mesmo com toda a estrutura do CAEC, os polos das Unidades de Saúde e ainda o pronto-socorro trabalhando direto, ainda tivemos alguns impasses para suprir as demandas”, disse o Secretário.
A partir desta segunda-feira, dia 24 de janeiro, haverá a normalização dos atendimentos nas Unidades de Saúde possibilitando a volta das atividades no geral.
Vacinação
Para o secretário, manter os números das internações e UTI baixos é fruta de um trabalho intenso das equipes de vacinação e conscientização da comunidade em relação à vacinação. De acordo com dados da secretaria desta sexta-feira, dia 21, 45.892 pessoas foram imunizadas entre idosos, adultos, adolescentes e crianças em Indaial. Foram aplicadas cerca de 109.536 doses entre 1ª, 2ª e 3ª.
Sala do Empreendedor de Indaial abre inscrições para palestra do Projeto “MEI Crescer sem Medo”
Com o objetivo de alavancar os negócios de quem empreende na cidade, a Sala do Empreendedor de Indaial lançou o projeto “MEI Crescer sem Medo” em parceria com os escritórios de contabilidade Contato, Exata, Executiva, Indasco e Nova Era, além do apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). A iniciativa irá proporcionar ao MEI informações de como proceder para contratar um empregado, emitir notas fiscais, alterar porte, entre outros dados importantes ao desenvolvimento da sua atividade.
No dia 23 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, na CDL (Rua Dr. Blumenau, 286), será realizada a primeira palestra do projeto, quando na oportunidade os participantes receberão as orientações e uma cartilha e poderão esclarecer suas dúvidas. As vagas são gratuitas e limitadas. Inscrições devem ser feitas no link: https://forms.gle/ioZFc79TdsMuHzwe7
“O poder público vem realizando inúmeras ações de apoio aos empreendedores para que eles estruturem seus negócios e a partir disso possam crescer e prosperar. Todos são convidados a participar e se informar com profissionais capacitados e técnicos”, destaca o secretário de Administração e Finanças, Jessé Cléber de Souza.
—
Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial