Blumenau (SC) terá uma edição do movimento internacional Walk with a Doc no dia 13 de fevereiro
Fevereiro 7, 2022
Caminhada gratuita, aberta ao público, junto com um médico cardiologista acontece no Parque Ramiro Ruediger. Mais de 38 países já realizam eventos com a metodologia
Caminhar é a atividade física mais popular do mundo. E as razões para isso são bastante óbvias: não exige um grande investimento e praticamente não há contraindicações. Para incentivar as pessoas do Vale do Itajaí a se movimentarem para ganhar qualidade de vida, Blumenau (SC) recebe pela primeira vez o evento global Walk with a Doc no dia 13 de fevereiro, a partir das 8h, no Parque Ramiro Ruediger. Não é necessário fazer inscrição e todas as informações estão neste link.
A caminhada, como o nome sugere, é sempre acompanhada por um médico, que vai conversar com o público e tirar dúvidas simples sobre saúde. Na cidade, a ideia é que a programação aconteça mensalmente, sempre no segundo domingo. A primeira edição será com Marcelo Linhares, cardiologista da Cardioprime.
O Walk with a Doc começou em abril de 2005, nos Estados Unidos, por iniciativa do cardiologista David Sabgir. Frustrado em não conseguir levar os pacientes a praticarem uma atividade física, ele convidou alguns para uma caminhada em um sábado de manhã e mais de 100 pessoas apareceram. A partir daí, ele transformou as caminhadas em um método de conscientização sobre a importância de se movimentar.
Hoje, acontecem mais de 8 mil caminhadas acompanhadas por médicos ou enfermeiros por ano, em mais de 38 países. Entre os mais de 100 mil participantes por ano, 90% se sentem mais informados sobre a saúde e 71% afirmam que mantiveram uma rotina de atividades físicas.
A Cardioprime completa 30 anos em 2022. É um centro especializado em saúde cardiovascular que fica localizado dentro do Hospital Santa Catarina (HSC). São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologia e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção. Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.med.br.
—
Marina Melz