Com início da quaresma, tradição da Osterbaum colore casas de Pomerode (SC) e reforça festa de Páscoa
Março 2, 2022
Galho seco e cascas de ovos pintadas estão nos jardins das famílias e maior árvore do mundo, com 100 mil unidades pode ser visitada na 14ª Osterfest
Para os cristãos, a quarta-feira de cinzas representa o início da quaresma, preparação para a Páscoa. É também a partir desta data que, em Pomerode (SC), cores começam a surgir nos jardins das casas e nas ruas. Isso porque é o período em que cada família monta as sua Osterbaum, que em português significa árvore de Páscoa.
Trazida pelos imigrantes germânicos que colonizaram a região há mais de 150 anos, esta é uma tradição cheia de simbolismos. O galho ou árvore seca representa o sofrimento e a tristeza pela morte de Jesus Cristo. Já as casquinhas de ovos coloridas representam a alegria pela ressurreição.
O pesquisador Genemir Raduenz comenta que a história da Osterbaum é ainda mais antiga. “Todos esses símbolos da Páscoa se conectam de forma ancestral com o período pagão, onde se adorava Ostera, a deusa da fertilidade – e daí a raiz do termo Oster. Da mesma forma, as lebres e os ovos eram símbolos de fertilidade e renovação sempre nesta época do ano, já que na Europa é o início da primavera e período em que a vida renasce na natureza. De certa forma, esses elementos foram absorvidos pelas celebrações pascais cristãs no período da cristianização e se tornaram marcantes para os povos germânicos”, comenta.
A maior Osterbaum do mundo também está na cidade mais alemã do Brasil. Reconhecida em 2017 pelo Guinness World Records, ela é uma das atrações da Osterfest, maior festa de Páscoa da América Latina, que segue até 17 de abril, sempre de quinta a domingo em Pomerode (SC).
A autenticidade é um dos pontos fortes do evento, de acordo com Raduenz, que se recorda de levar galhos secos para montar a árvore de casquinhas na escola onde estudou em Pomerode. “A Osterbaum que conhecemos hoje e a própria Osterfest são resultados do processo evolutivo de uma tradição germânica milenar, que há um século e meio acontece também por aqui”, afirma.
14ª Osterfest recebe o público de quinta-feira a domingo
A maior festa de Páscoa da América Latina reúne tradições trazidas pelos colonizadores e mantidas pelas famílias de Pomerode (SC). Este ano, a 14ª Osterfest vai até 17 de abril, de quinta-feira a domingo das 10h às 20h.
Além da Osterbaum e do maior ovo decorado do mundo, com mais de 15 metros de altura, fazem parte do evento ainda uma feira de artesanato de Páscoa, a casa das bolachas com doces inspirados pela data, a Toca do Coelho onde as crianças podem imaginar como vive o símbolo do evento e a praça de alimentação. Os pequenos podem ainda participar da pintura de casquinhas, confecção de cestas de Páscoa e coelhos de tecido, além de pintarem suas próprias bolachas.
Seguindo determinações do Governo de Santa Catarina (Portaria SES, número 1389/2021), será necessária apresentação do comprovante de vacinação com duas doses para maiores de 18 anos e pelo menos uma dose para crianças a partir de 12 anos. Os visitantes podem ainda apresentar um exame negativo RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou antígeno nas últimas 48 horas. O uso de máscaras será obrigatório e a organização vai orientar os visitantes a respeito dos cuidados.
SERVIÇO
14ª Osterfest
Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Mais informações: visitepomerode.com.br
* para acesso ao evento, será necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste negativo
—
Marina Melz