Convênio entre Prefeitura de Indaial e Sebrae oferece aos estudantes da rede municipal a plataforma “Educação Empreendedora”

Convênio entre Prefeitura de Indaial e Sebrae oferece aos estudantes da rede municipal a plataforma “Educação Empreendedora”

Março 23, 2022 Não Por Redação

 

 

Através de um convênio entre a Prefeitura de Indaial e o Sebrae, a Secretaria de Educação oferece, em mais um ano, aos estudantes das escolas a oportunidade de interagirem com a plataforma “Educação Empreendedora”. Com soluções digitais gratuitas para alunos e professores do ensino fundamental, o programa desenvolve competências integradas à construção de projetos de vida.

Em 2022 irão participar estudantes e educadores dos 6º e 8º anos de todas as escolas da rede municipal de ensino, às quais já realizaram suas inscrições. Os cursos acontecem durante o horário de aula e são aplicados pelos professores das próprias instituições, responsáveis pelas turmas.

Aos alunos do 6º ano serão oferecidos o Game “Desafio Social – Cidade Colaborativa” e a Oficina “Superando barreiras com criatividade”. O primeiro abordará, de forma lúdica, o plano de negócio e o comportamento empreendedor, tratando de temas como a cultura da inovação, cooperação, humanização, inclusão, resiliência, sustentabilidade, ética, cidadania e respeito às diferenças.

A Oficina, por sua vez, tem o objetivo de contribuir para que os estudantes dessa faixa etária se reconheçam como empreendedores e desenvolvam tais comportamentos, além das competências socioemocionais. Nesse caso, os professores também recebem capacitação do Sebrae para ministrarem a oficina, a qual possui carga horária de 4h.

Já para os estudantes do 8º ano será aplicado o curso “Meu Dinheiro Meu Negócio”, uma solução online de 5 horas com orientações sobre finanças pessoais e temas relacionados a planejamento, orçamento, poupança, investimento e empréstimo.

Além disso, também são oferecidos aos professores, de forma opcional, trilhas para formação que abordam as seguintes temáticas: Professor do Futuro (Metodologias Ativas, Educação Contemporânea, Psicologia Positiva, Técnicas de Storytelling); Comunicação em tempos difíceis; Empreendedorismo e Inovação; Engajamento e criatividade em sala de aula.

Cada escola decide quando iniciará a aplicação do programa, podendo ocorrer em qualquer período do ano.

“Com essa parceria e a disponibilização da plataforma Educação Empreendedora, estamos auxiliando no desenvolvimento integral dos estudantes, além de promovermos conhecimentos que vão para além da sala de aula. É uma forma de inspirar nossos alunos a acreditarem em si mesmos e trabalharem com uma visão de futuro”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial