Hospital Oase – Alta procura no atendimento do Pronto-Socorro
Abril 12, 2022
A alta procura por atendimento no Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Oase, que teve início no final de semana, seguiu no dia de ontem, 11 de abril, quando foram registrados mais de 350 atendimentos, entre adultos e crianças.
Importante observar que, os pacientes que buscam por atendimento no Pronto-Socorro têm seu quadro clínico classificados por cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul conforme gravidade. O Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Oase conta com equipamentos e profissionais aptos para atender e classificar o risco com qualidade, entretanto, é importante destacar que os atendimentos são direcionados a pacientes com maior grau de urgência, ou seja, casos mais graves são atendidos prioritariamente, independente da ordem de chegada.
Os casos de urgência e emergência, geralmente representam uma situação ameaçadora a vida, que requerem medidas imediatas e muitas vezes demanda de tempo e envolvimento de um grupo maior de profissionais.
O médico infectologista doutor José Amaral frisa que, “a estrutura hospitalar deve ser reservada para casos com potencial ou já gravidade estabelecida. Casos sem gravidade podem saturar o setor e comprometer principalmente a agilidade nas situações de emergência de fato”.
Uma ida desnecessária ao Pronto-Socorro também pode expor o paciente a um maior risco de contrair uma doença infectocontagiosa. Além disso, também implica no aumento do tempo de espera de outros pacientes que estejam em situação mais grave.