Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 15/04/2022
Abril 15, 2022
Jovens empreendedores
Um Escoteiro transforma projeto de distintivo especial em negócio para viajar o mundo.
Franz Kenzo, escoteiro há cerca de 15 anos no Grupo Escoteiro Caramuru 26/SP. Membro ativo desde o Ramo Lobinho, admite, que a época em que mais esteve engajado foi durante sua passagem pelo Ramo Pioneiro, dos 18 aos 21 anos de idade. Foi durante sua passagem que surgiu o Saia da Zona: projeto pessoal que Franz idealizou para conquistar a Insígnia de BP, distintivo máximo dentro do Ramo.
Ele conta que o Saia da Zona nasceu de uma paixão compartilhada entre amigos e familiares: viagem e montanhismo. Um mochilão pela África que tinha como objetivo sair totalmente da zona de conforto e inspirar pessoas, escoteiros ou não, a fazer o mesmo.
Para financiar o projeto, Franz começou a dar aulas particulares de exatas e economizou tudo para finalmente conseguir realizar a viagem em fevereiro de 2019. Durante os 25 dias em que passou no continente africano, Franz conheceu a Tanzânia, onde atingiu o ponto mais alto da África, durante a sua subida ao cume do Kilimanjaro; participou de um acampamento escoteiro no Quênia e visitou o Paxtu, local onde Baden-Powell passou seus últimos dias de vida e foi enterrado; foi recebido por jovens escoteiros na Suazilândia, onde realizou trabalhos comunitários e deu entrevistas para a rede de televisão nacional; e visitou Moçambique, onde teve uma imersão na cultura lusófona do país.
Hoje, Franz ainda está colhendo os frutos desse projeto e diz que a experiência realmente comprovou sua tese do quão benéfico é sair da zona de conforto.
Das experiências passadas, envolvendo Escotismo, Franz diz que a maior lição aprendida foi o poder do planejamento a longo prazo, da consistência e da disciplina.
Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu e mail: [email protected]