Quatro tecnologias para potencializar as vendas do varejo no Dia dos Namorados

Quatro tecnologias para potencializar as vendas do varejo no Dia dos Namorados

Junho 10, 2022 Não Por Redação

 

 

Do carrinho de compras virtual ao varejo físico, ferramentas auxiliam lojistas a maximizarem a receita em datas de alta demanda

 

O Dia dos Namorados traz perspectivas positivas para o varejo físico e digital neste ano. Apesar do cenário econômico pouco favorável, com inflação e juros altos, a expectativa é que o público aproveite a data para ir às compras, assim como aconteceu no Dia das Mães. De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado, as vendas na semana de 02 a 08 de maio cresceram 18,1% em comparação a 2021, com aumento de 20% na busca por produtos no varejo físico. Mas o varejo online também deve se beneficiar da data. Conforme relatório elaborado pela Neotrust, o varejo digital faturou R$6,5 bilhões no Dia dos Namorados em 2021, com aumento de 15,3% no ticket médio de compra, que chegou a R$464.

Para potencializar as vendas nesse período, e-commerce e varejo físico podem contar com a tecnologia. Soluções que ajudam a convencer clientes indecisos, reduzir valores de frete, atender compradores em múltiplos canais e solucionar a ruptura de estoque — grande desafio do setor em momentos de alta demanda — permitem que lojistas explorem todo o potencial de incremento de receita que datas comemorativas como o Dia dos Namorados oferecem. Conheça alguns exemplos de ferramentas que podem aumentar as vendas:

Cuidados no checkout podem garantir vendas no e-commerce

Cerca de 80% das pessoas têm o hábito de abandonar as compras online no carrinho, segundo pesquisa da Opinion Box. Para driblar o problema, uma dica é contar com um time de vendas para entrar em contato com esses consumidores e entender o que aconteceu. “Além de recuperar clientes, esse contato pode gerar um aumento nas vendas, já que é possível utilizar estratégias de upsell, oferecendo produtos adicionais com desconto, por exemplo”, explica Betina Wecker, VP de Novos Negócios da Appmax — startup que oferece soluções focadas em maximizar os resultados de empreendedores digitais. A empresa oferece esse serviço especializado e também possui um sistema antifraude híbrido, que reduz o número de recusas no momento do pagamento. As estratégias são capazes de gerar um aumento de até 110% no faturamento do e-commerce, enfatizando a importância do checkout para o sucesso das vendas online.

Solução para gestão de fretes diminui taxas e evita desistências em compras online

No Brasil, 62% dos consumidores abandonam um pedido por má experiência durante a compra online. Destes, 65% desistem por alto valor do frete e 44% quando há prazos de entrega muito longos, segundo dados da CX Trends 2022. Para Adriano Rengel, gerente de Sucesso do Cliente, com foco em Transportes, da Magazord — plataforma com soluções completas para e-commerce —, o problema é que, dificilmente, um lojista de pequeno a médio porte conseguirá manter uma variedade de transportadoras para cobrir todo o território brasileiro.  “Consequentemente, a loja fica limitada às opções de fretes da parceira e perde vendas quando extrapolam os valores ou tempo esperados pelos clientes”, explica.

A Magazord processa aproximadamente 400 mil pedidos por mês, e essa alta volumetria é decisiva na negociação da taxa de frete para seus clientes: valor médio de R$13,90. A vantagem competitiva atrelada à tecnologia, também dá liberdade para que as lojas façam campanhas de frete grátis ou conforme regras personalizáveis. “Geralmente, busca-se o menor valor de envio, mas, em datas como o Dia dos Namorados é possível a priorização de entregas mais rápidas, mesmo que custe um pouco mais. Por isso, no momento da compra, a solução identifica e apresenta três opções mais relevantes para o CEP informado: econômica, tradicional ou expressa. Deixando à escolha ao consumidor”, complementa Rengel.

Ferramenta auxilia no atendimento omnicanal

Apesar do aumento das vendas no e-commerce, o varejo físico continua impulsionando a receita das empresas. Uma pesquisa realizada pela Forrester prevê que 72% das compras no varejo dos EUA ainda ocorrerão em lojas físicas em 2024. Os últimos anos mostraram que as lojas físicas e virtuais irão conviver juntas, sem que uma se sobreponha totalmente à outra. Estar preparado para oferecer a melhor experiência de compra, independentemente do canal que o consumidor escolher, é o principal desafio. O Manhattan Active Omni é um conjunto de soluções de gerenciamento de pedidos, estoque, atendimento, engajamento do cliente e ponto de venda.

Com a tecnologia da Manhattan Associates é possível ter uma visão completa dos consumidores, do histórico e das transações — independentemente do canal — com recursos de gerenciamento de casos, monitoramento de redes sociais e comunicação. “Oferecer uma boa experiência para o cliente requer uma abordagem totalmente interligada entre a loja física, online e aplicativo, com opções de atendimento que vão desde a coleta até a entrega em domicílio no mesmo dia. As ferramentas de precisão para visibilidade e disponibilidade de inventário do Manhattan Active Omni dão suporte a esse atendimento omnicanal”, explica Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates.

Solução que reduz ruptura e aumenta vendas do varejo físico

A ruptura é um dos grandes desafios enfrentados pelo varejo, e resolver esta questão pode gerar um incremento importante nas vendas. Isso porque, quando a pessoa compradora não encontra o produto na prateleira, ela tende a procurá-lo em outra loja ou substituí-lo por outra marca, prejudicando o varejista. A inteligência artificial é uma grande aliada para garantir que os itens estejam disponíveis na prateleira, assegurando a satisfação de quem vai às compras.

Um exemplo é o Involves Doors, ferramenta desenvolvida pela retail tech Involves, que usa inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU, disparando alertas automáticos para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva o problema o mais rápido possível. O Head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, explica que a correção ágil dos problemas de execução aumenta o faturamento dos estabelecimentos. “Temos casos como o do Althoff Supermercados que recuperou mais de R$ 115 mil em vendas em três meses usando a solução”, finaliza.

Foto: Casal comemora o Dia dos Namorados com troca de presentes. Crédito de Foto: Freepik


Aline Ramalho