EBM Leopoldo Simão foi contemplada com oficinas de fotografia no espaço escolar através do projeto “KOMBInacomFOTO”
Junho 10, 2022
Nessa quinta-feira (9), as turmas do 9º ano dos períodos matutino e vespertino da EBM Leopoldo Simão participaram do projeto KOMBInacomFOTO – Fotografia e Educação Ambiental nas Escolas, uma ação que busca promover mais consciência social, cultural e ambiental junto à arte de fotografar, utilizando uma Kombi como sala de aula e locomoção.
Criado em 2013 e coordenado pelo professor, fotógrafo e designer Felipe Colvara, o projeto ministra oficinas teórico-práticas de fotografia ao ar livre. Assim, a Kombi é equipada com um minimuseu de câmeras fotográficas e uma minibiblioteca, buscando, através das imagens, salientar a importância do ponto de vista ambiental, social e cultural, bem como promover reflexões sobre nossas relações com a sociedade, natureza e o entorno.
Dessa forma, tendo como eixo orientador do trabalho os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ideia do projeto, nesse mês, é visitar escolas de seis municípios do Médio Vale do Itajaí para sensibilizar os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, utilizando o ensino da fotografia como meio de expressão e contribuindo para o despertar da consciência ambiental e transformação social.
As escolas municipais contempladas foram escolhidas pela localização geográfica próxima ao Rio Itajaí-Açu, que é o principal rio do vale e tem um papel importante no contexto socioambiental da região. Assim, na cidade de Indaial, o projeto KOMBInacomFOTO visitou a EBM Leopoldo Simão nessa quinta, porém, os professores de Artes serão orientados para que deem continuidade ao trabalho no ambiente escolar.
Por meio de uma metodologia lúdica e inclusiva, esse movimento busca possibilitar a identificação dos propósitos planetários de forma colaborativa e consciente, propiciando impactos significativos na vida do estudante, tanto dentro como fora da escola.
“A Secretaria de Educação agradece a contribuição do projeto KOMBInacomFOTO, que proporcionou aos alunos da EBM Leopoldo Simão uma experiência diferenciada e muito significativa. Aliada ao ensino, fotografia, pensamento crítico e arte, essa é uma ação que, certamente, possibilita mudanças de comportamento e contribui para a adoção de atitudes que visem ao cuidado e preservação do meio ambiente”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
—
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial