Quem encontra o equilíbrio, consegue ter uma vida, tanto pessoal quanto profissional, mais plena e satisfatória
Junho 20, 2022
Há muitos anos tem se falado sobre Inteligência Emocional. Desde que Daniel Goleman escreveu “Inteligência Emocional”, em 1995, o tema vem sendo estudado com profundidade e diversos outros autores têm discorrido sobre o tema. Mas quem precisa desenvolver essa habilidade? Todos os seres humanos, independente do sexo ou da idade. A Inteligência Emocional é a capacidade que nos permite controlar nossas emoções e expressá-las de forma assertiva. Habilidade necessária, inclusive, durante um relacionamento amoroso. Para falar sobre isso, a Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com a psicanalista e analista comportamental, Edina Esmeraldino, promove, na próxima quarta-feira, palestra gratuita, no Plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau, a partir das 19h.
A palestra é aberta a participantes de todas as orientações sexuais. Porém, Edina diz que vai focar muito no gênero feminino, visto que são as mulheres que mais apresentam quadros de ansiedade e depressão, além de, na maioria das vezes, terem a autoestima baixa. Razões pelas quais acabam entrando em relações abusivas, tóxicas e achem até normal serem maltratadas.
Com quase 10% da população ansiosa, o Brasil hoje ocupa a primeira colocação no ranking mundial de pessoas que convivem com o problema, segundo dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde. E é o vice-campeão entre os países mais estressados do mundo, segundo estudo do International Stress Management Association, que afirma que apenas o Japão vive com o maior nível de estresse. Os brasileiros sofrem com o estresse em demasia.
Inteligência para todos
Quem tem equilíbrio, não somente convive melhor com os que o rodeiam, como sobrevivem aos tempos difíceis com mais resiliência. “É a Inteligência Emocional que controla grande parte do que realmente somos. Quanto mais inteligentes nesse quesito, melhor vivemos”, avalia. O auconhecimento faz com que as pessoas reflitam sobre suas decisões e consequências, avaliando custos e benefícios não só econômicos, mas também os emocionais.
Dicas para desenvolver Inteligência Emocional
– Conheça suas emoções e como você reage a elas. Analise seus comportamentos e avalie se é necessário encontrar o equilíbrio;
– Tenha controle do seu emocional. Independente do que os outros fazem para você, é você quem decide de que forma isso irá afetar o seu controle. Ao controlar suas emoções, você consegue dar respostas mais assertivas;
– Tenha empatia. Quem tem empatia consegue manter um nível mais alto de comunicação. São pessoas que conseguem se colocar no lugar do outro e assim tomam as melhores decisões.
SERVIÇO:
O QUE: Palestra Inteligência Emocional, com a psicanalista Edina Esmeraldino
QUANDO: Dia 22 de junho, às 19h
ONDE: Plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau
QUANTO: GRATUITO
—
New Age Comunicação