Vinhos no inverno: confira dicas para aproveitar ao máximo a bebida queridinha da estação

Vinhos no inverno: confira dicas para aproveitar ao máximo a bebida queridinha da estação

Junho 23, 2022 Não Por Redação

 

 

Aproveitar a temperatura ambiente e inovar nas combinações são algumas sugestões

 

O inverno começou oficialmente e aquela vontade de se aquecer com boas comidas e bebidas só aumenta. E se o clima é frio, a bebida é vinho – isso é indiscutível. O acompanhante perfeito para os dias e noites de inverno merece ser reconhecido, mas também consumido da melhor forma possível.

No entanto, é possível melhorar ainda mais a experiência de degustar um bom vinho da melhor forma na estação mais fria do ano. Para que todo mundo possa tirar proveito dessa experiência, a enoteca Decanter, de Blumenau, oferece algumas dicas de como transformar esse momento saboroso em uma verdadeira celebração ao vinho e ao inverno.

Vamos às dicas? 

1 – Escolha vinhos – e comidas – que combinam com o frio

Considerando que nesta época os alimentos acabam sendo mais “pesados”, como massas, carnes vermelhas, sopas, risotos e queijos amarelos – entre outras delícias – as bebidas que melhor harmonizam estão, principalmente no rol dos vinhos tintos, os queridinhos da estação.

2 – Aprecie os vinhos em temperatura ambiente

Quem não pode contar com o apoio de uma adega específica para manter os vinhos na temperatura sugerida para consumo, pode aproveitar o inverno para degustá-los muito próximo do ideal – ou até um pouquinho mais frescos, dependendo da região onde você mora. Basta deixar a garrafa em temperatura ambiente. No caso dos tintos, o ideal varia entre 16°C e 18°C. Já quem prefere os brancos pode contar com a ajuda da geladeira – ou colocar a garrafa no jardim, caso esteja na região Sul do Brasil por exemplo – para manter a bebida entre 8°C a 10°C.

3 – Consuma vinhos doces e fortificados

Apesar de serem os mais consumidos, engana-se quem pensa que o inverno é apenas dos tintos. A estação é ideal para consumir estilos mais doces e fortificados, como o Vinho do Porto, que é ideal para acompanhar petiscos, entradas, sobremesas ou mesmo para aquele bate-papo após a refeição, no lugar do cafezinho.

4 – Invista em noites especiais

Ah, o encanto de uma noite de inverno para desfrutar com uma boa companhia… Aproveite que a estação pede calor humano e invista em ocasiões especiais sem data marcada. Aquela noite de quinta-feira que passaria em branco pode se tornar uma memória inesquecível se compartilhada com um prato especial e uma garrafa bem escolhida. No site da Decanter e na Enoteca Blumenau você encontra ótimas opções para criar momentos que vão ficar pra sempre na lembrança.

5 – Aposte em comidas informais

Quando falamos em harmonização de pratos, logo vem à mente uma seleção sofisticada, pensada para momentos específicos, mas o vinho pode acompanhar pratos informais e até mesmo triviais – e o inverno é a época perfeita para isso. O clássico estrogonofe, deliciosas brusquetas rápidas e fáceis de fazer, o churrasco e até a pizza são ótimas opções que vão super bem com diversos estilos e rótulos.

A Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Seleção de Inverno Decanter – Crédito: Leo Laps Fotografia


ALINE CAMARGO
Presse Comunicação