Prefeitura e Sebrae/SC promoveram evento para lançamento de novos produtos criados por artesãos de Indaial na última sexta (24)

Prefeitura e Sebrae/SC promoveram evento para lançamento de novos produtos criados por artesãos de Indaial na última sexta (24)

Junho 27, 2022 Não Por Redação

 

 

Na última sexta-feira (24) aconteceu, no Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura (FIC), um evento para o lançamento de 30 novos produtos criados por artesãos da cidade que participaram do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, uma parceria entre a Prefeitura de Indaial e o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora. Os produtos foram divididos em sete coleções inspiradas em temas da identidade cultural do Município.

No encontro, restrito a autoridades e convidados, estiveram presentes representantes do Sebrae/SC, como a gerente regional Vale do Sebrae/SC, Ionita Rosa Lunelli, e as consultoras, Michele Laforga e Bárbara Wagner, responsáveis pelo programa; autoridades da Prefeitura como a diretora-presidente da FIC, Marli Westphal Menegazzi, o coordenador de Turismo e Eventos, Rogério Wilson Theiss, e o coordenador da Sala do Empreendedor, Altair Simão, e demais servidores públicos.

Também participaram os sete artesãos responsáveis pela criação dos produtos vinculados à identidade cultural do Município, bem como seus familiares e amigos. Assim, ao fim do evento, Andréia Maria Fernandes da Rocha, Jéssica Terezinha Reitz Antunes, Juliane Moraes, Marcos Alexandre Liz, Rosa Machado Paul, Rosilene Izidorio Sinkere e Sidineia Rieg receberam certificados de conclusão do programa e o reconhecimento de suas obras. O Quarteto dos Arcos da FIC ainda fez uma belíssima apresentação.

Sob a responsabilidade do diretor Artístico-Cultural da FIC, Marcos Alexandre de Liz, e orientados pelas consultoras do Sebrae/SC, Michele e Bárbara, os artesãos de Indaial se beneficiaram de um processo de criação conjunta, que mudou o seu olhar e buscou valorizar a cultura local, adquirindo conhecimento que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação de seus produtos e num novo posicionamento de mercado com uma oferta diferenciada na região, promovendo o empreendedorismo, o aumento da sua renda e da sua autoestima.

Temas da história, cultura, flora e fauna local como as paisagens dos caminhos e roteiros indaialenses; a saíra-de-sete-cores, ave-símbolo do Município; o bugio, acolhido e cuidado em um projeto específico para ele; artefatos e costumes das várias etnias que influenciaram o modo de ser e viver inspiraram os artesãos em suas novas criações.

A diretora-presidente da FIC, Marli Westphal Menegazzi, comenta que foram dez meses de trabalho, encontros presenciais e online, estudos, trocas coletivas e consultorias individuais para o conhecimento e a montagem da identidade cultural do Município através do artesanato.

“Em nome da Fundação, agradeço a dedicação e o comprometimento desses artistas que foram tão sensíveis em captar os ricos detalhes de nossa história. Agradecimentos também ao Sebrae, pois através das consultorias transmitiu seus conhecimentos para que esses trabalhos fossem contemplados. Por fim, obrigada a todos os setores da Prefeitura envolvidos, contribuindo para que o artesanato indaialense alcançasse seu devido valor e lugar em nosso Município e região”, frisou a diretora.

A apresentação ao grande público e a comercialização desses novos produtos se dará na Feira de Rua Flor&Ser de Indaial, com uma edição especial que acontecerá em 10 de julho, durante todo o dia no Parque Jorge Hardt. Porém, a partir desta segunda (27), as novas obras dos artesãos já se encontram expostas e abertas à visitação gratuita na Fundação Indaialense de Cultura até o dia 28 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 21h.


Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial