Frio intenso e múltiplas viroses fazem hospital de Blumenau ampliar ala pediátrica
Junho 28, 2022
Hospital Dia do Pulmão reestrutura área de atendimento de crianças e média de atendimentos aumenta 100%
O Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, promoveu uma readequação na ala pediátrica para ampliar o espaço de atendimento e oferecer mais conforto aos pacientes que procuram a unidade. A necessidade de expansão do espaço surgiu já nas primeiras semanas do outono deste ano, quando as quedas bruscas de temperatura somadas a múltiplas doenças respiratórias aumentaram significativamente a busca por atendimento para as crianças.
De acordo com o diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich, o período climático desfavorável e a superposição de diferentes viroses – como Influenza, Covid e até mesmo a Dengue – sobrecarregam o espaço destinado ao atendimento pediátrico.
Com isso, a equipe técnica do Hospital Dia do Pulmão decidiu pela readequação, concluída ainda no mês de junho. Segundo dados da instituição, após a reestruturação do espaço a capacidade de atendimentos dobrou: passou de 4 mil para cerca de 8 mil por mês (considerando a média geral – adulto e pediátrico).
O que mudou
A maior parte do primeiro andar, onde está localizado o atendimento pediátrico, recebeu alterações. O setor foi dividido em duas áreas: uma para as consultas agendadas e outra para o pronto-atendimento, que ganhou recepção, sala de espera e consultórios exclusivos. O objetivo é melhorar o conforto e separar, principalmente, pacientes com quadros mais agudos e que buscam um atendimento de urgência dos que vão ao local para uma consulta regular.
Os consultórios também receberam toques lúdicos na decoração, para reduzir a sensação hospitalar e fazer com que as crianças se sintam mais seguras e confortáveis na hora de passar por algum procedimento.
“As mudanças realizadas na ala pediátrica trazem mais conforto aos pacientes, reduzem a aglomeração de pessoas, já que a sala de espera do pronto-atendimento foi ampliada e deslocada para um espaço mais arejado, e ainda otimizam os processos de atendimento, reduzindo o tempo de espera no hospital”, conclui o diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.
Sobre o Hospital do Pulmão
O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a ’desospitalização’ do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.
Recentemente, a chegada de ultra refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.
Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 39 anos.
—
ALINE CAMARGO
Presse Comunicação