Atleta timboense é convocado para as Paralimpíadas Escolares

Atleta timboense é convocado para as Paralimpíadas Escolares

Julho 19, 2022 Não Por Redação

 

 

O atleta timboense Vinícius Matheus do Prado Mazzi, foi convocado para representar Santa Catarina na Etapa Regional das Paralimpíadas Escolares, na modalidade de Atletismo. A competição ocorrerá em São Paulo. A convocação foi divulgada pela Escola Municipal Professor Nestor Margarida, onde Vinícius estuda.

De acordo com a técnica do atleta, professora Daiane dos Santos, formada em Educação Física e pós-graduada em Educação Especial Inclusiva, Vinícius foi destaque nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), realizados recentemente em Blumenau. Na ocasião, o timboense conquistou três medalhas de ouro nas modalidades de corrida 60 metros, arremesso de peso e de pelota. “Essa foi a primeira vez que ele participou da competição. Com o resultado, consagrou-se campeão catarinense nas três modalidades na categorias e idade dele”, completa.

Para participação nos Parajasc, foram aproximadamente dois meses de treino e preparação no Complexo Esportivo de Timbó. Vale destacar que a competição foi adiada algumas vezes pela Fesporte até ser realizada.

A história de Vinicius é de muita superação. De acordo com a treinadora, ele passou por diversos procedimentos e tratamentos devido a um câncer no osso da perna direita e um câncer de pulmão. Deste então tem se mostrado bem na recuperação e vem sendo acompanhado.

 “Comecei a trabalhar com ele na escola durante a pandemia. Quando eu o vi fiquei radiante. Conversamos e falei que poderia praticar esportes, que existem provas adaptadas”, mencionou Daiane, que trabalha com paradesporto desde 2017 em Blumenau.

A Etapa Regional das Paralimpíadas Escolares ocorrerá entre os dias 5 e 10 de setembro, em São Paulo/ SP. A competição tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com Deficiência Física, Visual e Intelectual em atividades esportivas de todas as escolas das seguintes unidades Federativas: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Jornal do Médio Vale