Rede Cooper evolui gestão orçamentária com software desenvolvido pela blumenauense Handit

Rede Cooper evolui gestão orçamentária com software desenvolvido pela blumenauense Handit

Julho 20, 2022 Não Por Redação

 

 

Maior cooperativa de consumo do sul do Brasil deixou planilhas de Excel e ganhou agilidade e confiança na execução do planejamento

 

 

Planejar, controlar e executar todo o orçamento da maior cooperativa do sul do Brasil, com 3,3 mil colaboradores e mais de 300 mil cooperados, de forma ágil e eficiente. Este era o desafio da Rede Cooper antes de conhecer o sistema da blumenauense Handit Planejamento Orçamentário. A cooperativa, que atualmente é composta por 16 lojas “Super”, 19 farmácias, uma loja “Mini” e uma “Fresh”, além de Administração, Centro de Distribuição, Padaria Central e Entreposto, já utilizava outro software anteriormente, porém o orçamento era todo realizado em planilhas de Excel e posteriormente importado para o sistema.

Com foco na expansão dos negócios, a rede precisava evoluir para tornar a elaboração do orçamento compatível com as necessidades da empresa. Antes da implantação do Handit Planning, a construção do orçamento era centralizada em poucas pessoas e realizada principalmente em planilhas do Excel, sendo as informações finais importadas para um sistema. Além disso, todos os rateios eram feitos manualmente e as informações finais eram importadas para um sistema.

O grande desafio era atender todas as necessidades que a rede possui: uma solução flexível, com maior confiabilidade na consolidação das informações e que pudesse ser integrada com sistemas que já eram utilizados. O Handit Planning foi implantado na Rede Cooper em 2021 e em menos de um ano rodando conseguiu mudar a cultura orçamentária da empresa.

Melhora no desempenho orçamentário

A plataforma proporcionou maior assertividade nos números e reduziu o tempo que era gasto pela equipe unificando todas as informações que eram recebidas em diversas planilhas de Excel de todos os setores e unidades. Com o sistema, essa mão de obra pôde ser direcionada para a análise de resultados da Rede.

“A implantação do Handit trouxe um grande ganho para a Rede Cooper, que inicia com a descentralização do orçamento, envolvendo diversas áreas da cooperativa, para a construção orçamentária. Como a plataforma pôde ser integrada com nosso ERP e é atualizada diariamente, nos proporcionou um melhor acompanhamento do Orçado X Realizado”, afirma a analista contábil da Rede Cooper, Kelly Jaqueline Meyer.

Entre as funcionalidades disponíveis no sistema, foram primordiais para a empresa o controle de permissões de acesso, a quantidade de usuários ilimitados e a flexibilidade da plataforma. Como incremento na disseminação de uma nova cultura orçamentária, a organização conseguiu envolver diversos setores e gestores das unidades – considerando lojas e farmácias – tanto na elaboração do orçamento, quanto no acompanhamento do resultado.

“Com apenas um clique o usuário consegue abrir detalhadamente todas as contas, o que anteriormente era enviado pela Controladoria em arquivos de Excel com uma menor periodicidade. A equipe da Handit conseguiu levar para dentro da ferramenta nossas particularidades e superou nossas expectativas“, conclui a analista contábil.

Sobre a Handit 

A empresa foi fundada em 2015 por Juarez Santos Moyses e Fernando David Moyses, hoje conta com outros três sócios: Lucas Amaral (Desenvolvimento), Rodrigo Busato Sartor (Serviços)  e Gabriel Barbieri (Comercial). Tem sede em Blumenau, Santa Catarina, e atendimento em todo o Brasil. É especializada em manter a cultura orçamentária das organizações, migrando a plataforma, de maneira totalmente personalizada, integrando aos sistemas de operação do negócio. Com isso, é possível substituir planilhas em Excel por um sistema que traz mais integridade aos dados, automatização e agilidade. Saiba mais sobre como otimizar processos da controladoria e áreas de FP&A em https://handit.com.br.


ALINE CAMARGO
Presse Comunicação