Timbó – Educação especial e inclusiva na Nestor Margarida
Agosto 26, 2022
Por Clarice Graupe Daronco / JORNAL DO MÉDIO VALE
“Trabalhar com inclusão é buscar diariamente superar barreiras sejam elas visuais, físicas, políticas e até imaginárias. Incluir é estar em constante busca por uma qualidade diária em atendimentos aos educandos que possuem alguma deficiência ou transtorno, estar atento para auxiliar colegas, sejam eles professores, gestores, familiares ou comunidade. Para que isso ocorra é necessário o trabalho efetivo de políticas públicas adequadas à nossa realidade, assim como suporte, orientação e formação para novas práticas”. As colocações são da direção da Escola Professor Nestor Margarida.
Em entrevista a direção relata que neste ano de 2022, a Escola conta com os trabalhos da pedagoga do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Angela Maria Roepke. “A profissional tem como função o atendimento a alunos que possuem alguma deficiência ou transtorno no contraturno escolar, presta também suporte na adaptação e flexibilização de experiências feitas na sala do ensino regular, assim como orientação e encaminhamentos aos familiares sobre possíveis necessidades apresentadas por qualquer educando”, observa a direção.
De acordo com informações, o Atendimento Educacional Especializado é um serviço de educação especial que é regulamentado por lei. Através deste suporte é possível planejar quais recursos pedagógicos e de acessibilidade são necessários para eliminar os obstáculos para que o educando tenha efetiva participação nos mais diversos ambientes e didáticas, considerando assim de forma individual as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se da sala de aula regular, não são substitutivas à escolarização, e sim, complemento ou suplemento à formação dos alunos, com intuito à autonomia e independência na escola e fora dela.
A direção destaca ainda que “além do atendimento educacional especializado aos alunos público-alvo da educação especial e inclusiva, temos o suporte dos auxiliares de apoio escolar. Suporte esse que dentro da sala de aula regular é de suma importância para o desenvolvimento das atividades propostas pelos professores regentes. O auxiliar de apoio tem como função intermediar as experiências que são desenvolvidas pelo professor regente aos alunos com deficiência ou transtornos. Auxiliam também nas atividades de vida diária dos educandos como alimentação e locomoção”. A direção do educandário afirma ainda que “dentre todas as incumbências temos também o apoio da equipe multiprofissional da Secretaria de Educação de Timbó, que quando solicitada se desloca até a escola para dar suporte às famílias e comunidade escolar com orientação específica para cada demanda. Além de tudo, contamos com a equipe gestora da escola que sempre nos apoia, incentiva, orienta e acredita no potencial dos profissionais da educação especial e inclusiva assim como dos alunos. Isto é tão verdadeiro que os resultados que a escola vem conquistando podem ser vistos através de diversos projetos”
Alguns dos projetos da educação inclusiva
Entre os diversos projetos desenvolvidos, a Escola aponta como destaque a participação dos alunos Ryan Roger Lima Lira, Laura Traebert Ferreira e Vinícius Mazzi nos PARAJESC 2022, nas modalidades de Atletismo, com as professoras Daiane dos Santos (Doca), Greisiela Tamara Rossi Mariam e Danieli Tavares. Esses alunos com o suporte desses profissionais conquistaram seis medalhas sendo, cinco ouro e uma prata. Vinícius Mazzi obteve a classificação para a etapa regional das Paraolimpíadas Escolares Nacionais que acontecerão em São Paulo. “A inclusão começa quando é dada a oportunidade de igualdade. Oportunidade de competir e se destacar assim como qualquer outra criança, com ou sem deficiência. As competições são adaptadas e justas. A criança ganha uma classe, para que a competição seja justa, e ela compete com crianças com a mesma desenvoltura nas provas escolhidas”, ressalta a professora Daiane.
Já no dia 11 de agosto, a Escola participou da Feira de Matemática, onde alguns projetos foram agraciados com menção honrosa. “Citamos aqui nosso aluno Luiz Gustavo dos Santos o qual representou sua turma do 4º 01 com o projeto “Matemática Pokémon”, desenvolvido com o professor de Informática Márvio G. Kamm, o regente Celoir Ribeiro e a auxiliar Greisiela Tamara Rossi Mariam”, observa a direção.
Dentre outras atividades as quais os alunos também participam e estão incluídos, a direção cita o projeto EncantaMente, que desenvolve dinâmicas com declamação de poemas e leitura, e o reforço pedagógico que visa estimular novas habilidades. “O intuito da Escola é superar os obstáculos, e a palavra superação está muito ligada à inclusão. Quando incluímos uma pessoa com deficiência em um ambiente, projeto ou área, algo que é seu por direito, buscamos nos superar como seres humanos. Nossos alunos são gigantes, vencem batalhas diárias com o suporte das famílias, a empatia e amor dos seus colegas e da comunidade escolar, contando sempre com a parceria das auxiliares de apoio, as quais não medem esforços para ajudá-los em suas conquistas. Parabéns a todos que estão envolvidos para uma efetiva educação inclusiva, fazendo sempre o seu melhor e principalmente aos nossos alunos que nos ensinam a superar diariamente a vida, pois se ela não ficar mais fácil, você precisa ficar mais forte. Você só vencerá amanhã se você se superar hoje. Gratidão à Família Professor Nestor Margarida”, finaliza a direção.