Como ter sucesso nas vendas? Especialista dá dicas para ser mais assertivo nesse processo

Como ter sucesso nas vendas? Especialista dá dicas para ser mais assertivo nesse processo

Setembro 26, 2022 Não Por Redação

 

 

Etapa é determinante para o sucesso de um negócio e precisa ser bem estruturada, para garantir a conquista e a manutenção do cliente

 

 

A equipe de vendas é peça fundamental para o sucesso ou fracasso de um negócio. Por isso, ela precisa estar bem treinada. Para o consultor empresarial, mentor de negócios e palestrante, Roberto Vilela, vender vai além de conhecer o produto ou serviço oferecido: é preciso conhecer também o cliente, para entender quais as suas necessidades e conseguir ser mais assertivo na oferta da solução.

Dentro de uma estratégia bem construída de negócio, o tema vendas costuma ter espaço especial. “O time de vendas ajuda a determinar o ritmo para a conquista dos resultados que são definidos no planejamento da empresa. Se essa equipe está bem treinada e ciente de suas responsabilidades e objetivos, a chance de sucesso é bem maior”, afirma o especialista.

Segundo Vilela, algumas etapas são essenciais para obter sucesso na hora de vender um produto ou serviço. São elas: prospecção, abordagem, validação, fechamento e manutenção.

A prospecção é o processo de identificar potenciais clientes. Pessoas que correspondam com o perfil que se objetiva alcançar, para então iniciar a caminhada até o objetivo final que é a consolidação da venda. O segundo passo é a abordagem e nessa etapa é preciso ter argumentos sólidos para mostrar o porquê o que está sendo oferecido pode ajudar a suprir a necessidade que o possível  cliente tem.

Outra etapa a ser considerada e que pode ajudar muito para o convencimento é a da validação. Ela se baseia em referências e cases que podem ser apresentados. “Quando o produto ou serviço já foi utilizado, aprovado e elogiado, ele passa a ser mais atraente. A maioria das pessoas é imitadora e não iniciadora, isso quer dizer que a tendência é seguir de acordo com o coletivo e, por isso, números e depoimentos que comprovem a aceitação do produto/serviço ajudam a estimular a ação de compra”, comenta Vilela.

O fechamento é uma das últimas etapas e mesmo que o caminho até aqui tenha sido bem trilhado, ele ainda demanda muita expertise, para garantir que a venda de fato aconteça.   É preciso estar atento às objeções que o cliente ainda tenha, para excluí- las.  Como insinuado no início deste parágrafo, a venda não é o fim do relacionamento, depois dela vem a manutenção (pós-venda). Essa etapa ajuda a garantir a satisfação do cliente, a credibilidade da marca que se preocupa com quem confiou nela, e a fidelização.

Para o especialista, se todas essas fases forem seguidas por uma equipe preparada e com argumentos sólidos, a venda é mais assertiva e a possibilidade de sucesso aumenta exponencialmente.

Sobre o especialista

Roberto Vilela é mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, treinamentos e apoiando na elaboração de táticas empresariais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. No Instagram, o profissional também traz dicas, insights, bate-papo com gestores e outros conteúdos relacionados a gestão, liderança e performance. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.

Foto: Daniel Zimmermann


Francieli Corrêa