Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, é selecionado para programa internacional do laboratório AstraZeneca
Outubro 4, 2022
Apenas duas instituições brasileiras foram escolhidas para participar de treinamento que fornecerá certificação internacional como centros de referência em tratamento de asma grave
O Hospital Dia do Pulmão, localizado em Blumenau (SC), foi selecionado para participar do ’International Severe Asthma Network”, programa de certificação internacional para centros de referência no tratamento da asma grave. O treinamento é promovido pelo laboratório AstraZeneca e conduzido pelo professor Dr. David Jackson o Guy’s and St. Thomas NHS Foundation Trust, localizado em Londres, Inglaterra, uma das maiores autoridades mundiais no tema.
Em todo o mundo apenas 10 instituições foram escolhidas para o programa em 2021 – e no Brasil são apenas duas, sendo uma delas o Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau. A seleção foi feita pelos profissionais do Guy’s Center e do Saint Thomas Severe Asthma, em conjunto com especialistas do laboratório AstraZeneca.
As equipes das instituições selecionadas vão passar por um treinamento remoto de seis meses com a equipe do Dr. David Jackson que integram o Guy’s Center e uma equipe multidisciplinar do St. Thomas’ Severe Asthma.
Para a Dra. Marina Andrade Lima, coordenadora do Departamento de Pesquisas Clínicas do Hospital Dia do Pulmão, a seleção reflete o bom trabalho desenvolvido na instituição. “Temos uma estrutura privada única no país para o acompanhamento de pacientes com asma grave, com bastante expertise no tratamento desta doença”, destaca.
No total, 17 profissionais do HDP, entre médicos-especialistas, enfermeiros, técnicos, radiologistas e uma farmacêutica vão participar do treinamento. Durante o período de seis meses eles terão acesso a mentorias, eventos educacionais e revisão de casos complexos, entre outras atividades.
Instituições renomadas
O Guy’s Hospital e o Saint Thomas Hospital, somados a outras três instituições, fazem parte da Guy’s and St. Thomas’ NHS Foundation Trust – uma espécie de fundação ligada ao serviço público de saúde da Inglaterra e conhecido por reunir os melhores hospitais daquele país.
O Dr. David Jackson tem mestrado em alergias e doutorado com foco no papel dos vírus respiratórios nas exacerbações da asma. Também é líder clínico do centro de asma grave do Guy’s Hospital e há sete anos atua na liderança da área de asma do Guy’s and St. Thomas’ NHS Foundation Trust.
Conheça a equipe do HDP selecionada para o programa internacional:
Marina Andrade Lima – Pneumologista, Pesquisadora sênior e Coordenadora do Centro de Referência em Asma Grave do Hospital Dia do Pulmão
Ricardo Albaneze – Pneumologista
Melina de Souza – Pneumopediatra
Luiz Otávio Rodrigues Simões Gomes – Pneumologista e responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do Hospital Dia do Pulmão
Mariana Kreibich – Otorrinolaringologista
Caroline Gabriele Bernardes – Pneumopediatra e Especialista em Alergologia e Imunologia
Luciano Kowalski Coelho – Gastroenterologista
Guilherme Sandrini de Toni – Radiologista
Luis Fernando Camargo – Radiologista
Jaqueline Hoffmann – Radiologista
Guilherme Beduschi – Radiologista
Rubia Piva da Silva Nort – Fonoaudiologista
Maiara Hermes – Enfermeira
Ana Caroline Moser – Enfermeira
Rafael Meyer – Enfermeiro
Ursula Beate Weingartner – Técnica função pulmonar
Aline Maria Lemke – Farmacêutica
Sobre o Hospital do Pulmão
O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.
Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.
No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.
Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.
Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 40 anos.
—
ALINE CAMARGO
Presse Comunicação