Ascurra – Assinada ordem de serviço para construção das cabeceiras para a nova ponte do bairro Guaricanas

Ascurra – Assinada ordem de serviço para construção das cabeceiras para a nova ponte do bairro Guaricanas

Outubro 17, 2022 Não Por Redação

 

 

Na manhã de sexta-feira (14), na Prefeitura de Ascurra, foi assinado o documento que autoriza o início das obras para construção das cabeceiras para a nova ponte do Bairro Guaricanas. No dia 09 de junho deste ano, após uma forte chuva, uma lateral da ponte Hercílio Luz acabou cedendo, limitando o tráfego nessa estrutura. Como forma preventiva, foi construído um desvio provisório ao lado da ponte.

A ponte que será colocada no local, ao lado da ponte Hercílio Luz, é um kit transposição da Defesa Civil, onde o órgão estadual instala a estrutura, composta por blocos de pré moldados, e a prefeitura constrói as duas cabeceiras da ponte, sendo esta a contrapartida do município para a obra.

Antes mesmo deste acontecimento, a Prefeitura de Ascurra já estava em contato com a Defesa Civil de Santa Catarina para uma nova ponte neste local. No dia 29 de junho, foi assinado o convênio com o órgão estadual que garantiu a ponte para Ascurra. Desde então, foi executado pela administração municipal o projeto de engenharia da estrutura, aprovado no dia 30 de agosto. A licitação para contratação da empresa foi publicada no dia 16 de setembro, e homologada no último dia 10 de outubro. O prazo para a execução das cabeceiras é de 60 dias. Depois será instalada a estrutura pré-moldada fornecida pelo Estado.

Busca por nova ponte neste local já começou em 2021.

A busca por uma nova ponte neste local já havia começado, por parte da atual gestão, em agosto de 2021. Em encontro com o então coordenador da Defesa Civil estadual, o prefeito de Ascurra, Arão Josino, entre outras pautas, levou até ele a demanda por uma nova ponte neste local, devido a importância deste acesso para o município. Desde então, as conversas entre a Defesa Civil municipal e o órgão estadual têm se intensificado, para tentar liberar a estrutura, que agora está garantida.

Texto e fotos: Richard Ferrari/Assessoria PMA