Timbó se destaca como pioneira na formação em inovação com o curso Intel Skills for Innovation

Timbó se destaca como pioneira na formação em inovação com o curso Intel Skills for Innovation

Maio 19, 2023 Não Por Redação

 

 

Na última quarta-feira, dia 17 de maio, o auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC) de Timbó, em Santa Catarina, foi palco de um evento marcante para a educação e tecnologia no município. A formatura do curso Intel Skills for Innovation reuniu autoridades, professores, diretores e um seleto grupo de 25 professores que participaram da jornada de aprendizado.

A cerimônia contou com a presença do Secretário da Educação de Timbó, Alfroh Postai, e de Edésio Slomp, responsável pela tecnologia do município. Ambos enalteceram a importância da parceria entre a prefeitura, a GetEdu e a Intel para a promoção do curso de inovação, destacando o orgulho de Timbó em ter sido escolhido entre todas as cidades brasileiras para receber essa oportunidade.

A execução do curso foi realizada pela Get Edu, instituição reconhecida por sua expertise em capacitação e inovação. Com a metodologia avançada e o apoio da Intel, os alunos puderam mergulhar em conteúdos atualizados e práticos, que os prepararam para os desafios tecnológicos do mundo atual na educação.

Ao longo dos cinco módulos ministrados, os alunos mergulharam em diferentes áreas da tecnologia, adquirindo conhecimentos e habilidades que os prepararão para os desafios do mundo atual.

No primeiro módulo, intitulado “Storytelling”, trouxe a importância da narrativa na construção de relatos envolventes, capazes de transmitir mensagens e aprendizados sobre temáticas complexas. Os alunos aprenderam a utilizar o poder das histórias em quadrinhos para comunicar ideias de forma eficaz e envolvente.

No segundo módulo, “Modelado en 3D”, os participantes foram introduzidos ao fascinante mundo do design e da impressão em três dimensões. Eles exploraram as possibilidades criativas e práticas do aplicativo Makers Empire 3d, compreendendo como essa tecnologia pode transformar conceitos em objetos tangíveis.

No terceiro módulo, “Machine Learning”, abordou uma das ramificações da inteligência artificial que permite que as máquinas aprendam por conta própria, sem serem programadas explicitamente para isso. Os alunos mergulharam nos fundamentos do aprendizado automático e compreenderam como a ferramenta Machine Learning for kids pode ser aplicada no cotidiano educacional.

No quarto módulo foi “Chatbot”, um conjunto de dados e procedimentos que utiliza mensagens estruturadas para emitir respostas de máquinas para interlocutores humanos. Os alunos entenderam como essa tecnologia está revolucionando a comunicação e o atendimento ao cliente, proporcionando interações eficientes e personalizadas.

No quinto  módulo, na classe de “Realidade Aumentada”, os alunos foram apresentados a uma tecnologia que combina inteligência artificial e machine learning para gerar conteúdo interativo e imersivo. A realidade aumentada possibilita a sobreposição de elementos virtuais ao ambiente real, abrindo um leque de possibilidades para a criação de experiências envolventes e informativas.

Durante a cerimônia de formatura, 5 alunos foram escolhidos para apresentar suas práticas para colegas e convidados, mostrando a utilização das aplicações adquiridas nesta etapa importante. Os discursos enfatizaram não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos, mas também o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.

O Professor Márvio Adriano Graupe Kamm e a Professora Daniela Beda apresentaram uma atividade aplicada com realidade aumentada em uma turma de educação infantil, composta por crianças de 4 e 5 anos. Utilizando essa tecnologia, eles criaram uma experiência imersiva, na qual as crianças puderam interagir com elementos virtuais, trazendo conteúdos educacionais de forma lúdica e envolvente. A prática foi aplicada na Unidade Pré Escolar Pequeno Príncipe, que fica inserida dentro da Escola Municipal Professor Nestor Margarida.

Já a Professora Dorita Wenceslau Devegili surpreendeu os convidados ao apresentar uma prática inovadora desenvolvida com o auxílio do ChatGpt. Ela criou um jogo de caça ao tesouro, no qual os comandos foram gerados pelo Chatbot, e os convidados tiveram que desvendar enigmas e encontrar o tesouro. Essa abordagem estimulou a curiosidade e o raciocínio dos convidados, além de promover uma interação divertida com a tecnologia. A professora desenvolveu outras práticas na Unidade Pré Escolar Amor Perfeito, onde é Professora de Educação Infantil.

A Professora Dalila Terezinha Pacher Cardoso mostrou como tem aplicado diversas práticas inovadoras em sua escola. Entre elas, destacou a modelagem 3D, que permite aos alunos dar vida a suas criações e explorar conceitos de forma tangível, e o storytelling, que utiliza narrativas envolventes para transmitir conhecimento e despertar a imaginação dos estudantes. As práticas foram aplicadas na escola Escola Municipal Padre Martinho Stein onde a mesma é Professora de Geografia.

Por fim, o Professor John Erick Grundmann compartilhou sua experiência com o aplicativo Makers Empire 3D, que proporcionou uma imersão na língua inglesa para seus alunos. Ele relatou que muitos estudantes não tinham interesse em aprender inglês, pois acreditavam que não teriam a oportunidade de vivenciar situações reais de uso da língua. No entanto, por meio do aplicativo, eles puderam se envolver em atividades interativas e contextualizadas, fortalecendo suas habilidades linguísticas e sua motivação para aprender.

A formatura do curso Intel Skills for Innovation em Timbó evidencia o compromisso do município em promover a educação e a capacitação tecnológica de seus estudantes. A parceria com a Intel e a execução do curso pela Get Edu consolidaram Timbó como referência na formação em inovação, preparando uma nova geração de profissionais aptos a enfrentar os desafios do mundo digital. O professor realizou suas práticas na Escola Municipal Professor Nestor Margarida, onde é professor de Língua Inglesa.

Com o encerramento dessa etapa, os formandos estão prontos para colocar em prática os conhecimentos adquiridos, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico de Timbó e alavancando o potencial inovador do município. A expectativa é que mais iniciativas como essa continuem a impulsionar o crescimento e a transformação de Timbó em um polo de tecnologia e educação no Brasil.

O sucesso do curso Intel Skills for Innovation em Timbó abre portas para futuras oportunidades de desenvolvimento tecnológico no município. A formação desses estudantes, aliada ao apoio das autoridades e ao compromisso da prefeitura, cria um cenário promissor para a inovação e o avanço tecnológico local.

Timbó demonstra, mais uma vez, sua dedicação em proporcionar aos professores a formação necessária para se destacarem na sociedade do conhecimento. A parceria com a GetEdu e a realização do curso Intel Skills for Innovation são marcos importantes nesse caminho, e a expectativa é que mais iniciativas como essa possam ser desenvolvidas no futuro, impulsionando ainda mais o potencial educacional e tecnológico de Timbó.

Texto: Marvio Kamm
Fotos: Divulgação