Sessão Ordinária conta com a presença em tribuna do Promotor de Justiça da Comarca de Timbó
Agosto 16, 2023
Na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 15, os vereadores votaram e aprovaram Projetos de Lei Ordinária (PLOs). Foram aprovados: Projeto de Lei Ordinária nº 67/2023 que institui a campanha “Mês Multicultural”, a ser comemorada no mês de novembro, no âmbito do município de Timbó; e o Projeto de Lei Ordinária nº 68/2023 que autoriza a anulação e suplementação de valores em dotações orçamentárias no Orçamento-Programa 2023, da Administração Direta e Indireta.
Na sequência, através de Requerimento de autoria da vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti, o Promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Timbó, Dr. Tiago Davi Schmitt, ressaltou sobre a violência doméstica contra a mulher, na tribuna.
Dr. Tiago frisou sobre os números com relação a violência contra a mulher na Comarca de Timbó. No período de menos de dois anos, foram 285 denúncias relacionadas a violência doméstica.
Conforme o Promotor, 0 Estado de Santa Catarina tem uma população de cerca de 7,6 milhões de pessoas, e pelos dados do Tribunal de Justiça, no período de 2022 e 2023, foram deferidas 37.500 medidas protetivas. Em Timbó, com aproximadamente 46 mil habitantes, há 500 medidas protetivas deferidas. Ou seja, com uma população 165 vezes menor em comparação com o Estado, enquanto no Estado são 202 pessoas para cada medida protetiva, em Timbó há 106 pessoas para cada medida protetiva.
Ainda ressaltou que, de acordo com o site do Tribunal, são apresentadas também estatísticas sobre feminicídios, onde constam 91, no período de 2022 até agora, ou seja, 83.615 pessoas para cada feminicídio no Estado. Em Timbó, com relação aos dados, e em comparação ao tamanho do município, são muito elevados. O promotor ainda destacou que mais de 90% dos casos de violência doméstica tem bebida alcoólica envolvida.
Para saber mais detalhes sobre o assunto e acompanhar a Sessão Ordinária por completo é só acessar nossos Canais Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Timbó.
—
Viviana Borchardt Berndt / Comunicação CMT