Mercado de entretenimento e os desafios com a concorrência desleal
Agosto 23, 2023
Tal prática coloca em risco a atuação de empresas sérias no país e a confiabilidade do consumidor
Ícone da cultura de muitas infâncias, as máquinas com garras para capturar pelúcias são produtos de entretenimento criados nos Estados Unidos na década de 1950. Mas nos últimos anos, ganharam outra identidade, novos espaços de uso.
As empresas do setor passaram a criar novos desafios, máquinas mais modernas e brindes de maior qualidade. Inovações que transformaram estes equipamentos em itens obrigatórios nos corredores de shoppings, supermercados, lojas de departamento e muitas outras opções do varejo.
Um mercado exigente e que vive em constante desenvolvimento. Mas que também encara desafios complexos, que podem impactar diretamente nas vendas e confiabilidade das marcas perante os consumidores.
Um dos desafios é a concorrência desleal. E aqui ela se configura de diversas formas. O mais comum neste setor, são empresas operadoras que não configuram os equipamentos de captura de forma a proporcionar uma experiência agradável, ou então adquirem no mercado paralelo as pelúcias para revender ilegalmente para outras empresas, e sem autorização dos detentores das marcas, para uso em outras máquinas. Isso afeta diretamente o usuário e as empresas que atuam na área com seriedade.
De acordo com o gestor administrativo da BR Machine, Elvis Rovaris, marca líder nacional no mercado de gruas de pelúcia, combater a concorrência desleal é um dos maiores desafios e o que mais impacta este mercado. “Essa infelizmente tem se tornado uma prática corriqueira no nosso mercado. No caso da BR Machine, que possui registro e direitos protegidos, além do selo do Inmetro em todas as pelúcias, nenhuma prática comercial que envolva as pelúcias com selo da empresa podem ser utilizadas para revenda ou reutilização em gruas, que não sejam as da própria marca. Isso representa um risco para toda uma rede que trabalha de forma séria e responsável”, aponta Elvis.
E para tentar combater esse tipo de prática ilegal e desleal, a empresa aposta em ferramentas legais e jurídicas para proteger a marca, buscando inibir a exploração da marca sem autorização, para que suas pelúcias não sejam encontradas em outras máquinas, sem a mesma atenção e cuidado que a BR Machine tem quando as coloca nos seus próprios equipamentos.
Respeito ao Consumidor
Diante dos desafios que as empresas sérias deste mercado encaram, o amparo e respeito ao consumidor se torna fundamental e estratégico para os negócios. Para a BR Machine, oferecer ao cliente uma experiência cada vez mais completa e segura faz parte da cultura da companhia.
Para isso, a empresa investiu em mão de obra qualificada e tecnologia para que a diversão do consumidor pudesse ser a melhor possível. Todas as demandas estão concentradas na central de atendimento da BR Machine, que conta com 18 colaboradores, três canais de comunicação: e-mail, SAC e mídias digitais (WhatsApp), além das equipes técnicas presentes em diversas cidades do país.
O usuário que estiver em frente a uma das máquinas e precisar solucionar alguma demanda, pode entrar em contato com a equipe de suporte e todo atendimento é realizado no mesmo instante de forma fácil e colaborativa entre cliente e atendente.
Ainda de acordo com o gestor administrativo da BR Machine, Elvis Rovaris, por trás de toda a magia desta máquina de entretenimento, é preciso ter empresas que se preocupem em oferecer experiências cada vez mais completas e seguras para o seu consumidor. “A verdade é que esse zelo pelo direito do consumidor torna os custos dos produtos mais elevados. Mas é um investimento que a empresa não abre mão, pois o mais comum neste mercado hoje são empresas que ignoram esse cuidado justamente por conta dos custos, não oferecendo assim um pacote de soluções ao consumidor, pelúcias sem certificação de órgãos reguladores ou autorização de uso de marca. O resultado são produtos com valores mais baixos, mas sem procedência e suporte algum ao consumidor”.
Todos esses itens só reforçam ao mercado o trabalho sério e comprometido que a empresa dedica ao seu negócio. Uma atividade que traz tanta alegria, precisa caminhar lado a lado com segurança e idoneidade. Cabe também ao consumidor ficar atento às marcas e equipamentos escolhidos para a sua diversão. Se a busca for pelo serviço de qualidade e de respeito, saem ganhando o consumidor e a empresa que se destaca diante da concorrência desleal do mercado. “O cliente só quer ter a certeza de que irá vivenciar uma experiência memorável com muita segurança, além é claro da conexão que criamos com o consumidor para que ele se sinta satisfeito”, ressalta Rovaris.
—
Dariane Carvalho Campos