Câmara aprova marco legal para produção de hidrogênio verde, de autoria do deputado Gilson Marques

Câmara aprova marco legal para produção de hidrogênio verde, de autoria do deputado Gilson Marques

Dezembro 5, 2023 Não Por Redação

 

 

A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o projeto de lei 2308/23 de autoria dos Deputados Gilson Marques (NOVO-SC) e Adriana Ventura (NOVO-SP) que inclui as definições de hidrogênio combustível e de hidrogênio verde na Política Energética Nacional (Lei n° 9.478/1997), um passo fundamental para assegurar o papel dessas fontes de energia na matriz energética brasileira, sinalizando para a sociedade e para investidores brasileiros e internacionais o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono.

“Com a definição em lei, a indústria do hidrogênio verde poderá crescer e se consolidar no país, gerando empregos e impulsionando a economia. Além disso, a adoção do hidrogênio verde pode trazer benefícios ambientais significativos, como a redução da emissão de gases de efeito estufa e a diminuição da dependência de combustíveis fósseis. A lei é também essencial para garantir a segurança jurídica e a estabilidade regulatória necessárias para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento da indústria do hidrogênio verde”, disse Gilson.

O relator da matéria, deputado Bacelar (PV-BA), incluiu no texto dispositivo que possibilita às empresas produtoras de hidrogênio de baixo carbono incentivos tributários previstos na Lei 11.488/07, concedendo suspensão de PIS, Cofins, PIS-Importação e Cofins-Importação na compra ou importação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos e de materiais de construção destinados aos projetos de hidrogênio. O benefício poderá ser usado ainda para os bens alugados.

O projeto segue para análise do Senado.


Karina Beatrice Frainer