VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DE RODEIO? Bairro Rodeio 50
Março 26, 2024
O município de Rodeio tem diversos bairros que, apesar da colonização da cidade ser majoritariamente italiana, mantém sua própria história e, em alguns casos, o registro da presença de outras etnias.
Serão postadas matérias individuais sobre as localidades do município contando sobre cada um dos bairros que constituem a nossa Bella Città.
A localidade de Rodeio 50, inicialmente chamada de Rodeio II, foi uma das áreas mais povoadas no início da colonização de nosso município. O motivo do nome tem relação com a proximidade do lote em que a capela foi construída (que na verdade está no lote 51), mas que se convencionou considerar ser o de número 50.
A história deste bairro está ligada com a comuna de Fornace, que em 2017 firmou um Pacto de Amizade com Rodeio. De lá muitas famílias tradicionais do município se originaram, entre eles: os Girardi, Cristofolini, Pisetta, Stolf e tantos outros.
Embora outras famílias de origem Vêneta ou mesmo Lombarda, como a família Berri, tenham se fixado em Rodeio 50, o padroeiro da comunidade elegido foi São Virgílio, patrono de Trento.
O bairro teve uma forte ligação com o ensino desde o princípio, afinal, contou com uma escolinha com mais de 70 alunos com um professor falante de italiano, português e alemão. Também foi berço da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas e da Escola Madre Avosani (nome em homenagem à uma das Catequistas fundadoras), que funcionou até 2010.
O esporte foi um diferencial desta comunidade que por muitos anos contou com as exibições de um time chamado Torino, nome em homenagem ao clube italiano homônimo, sediado em Turim (Piemonte). Outro clube que existiu no bairro, durante a década de 1940, foi o Guarani Futebol Clube.
A matéria foi desenvolvida com auxílio da pesquisa realizada pelo Historiador Rodeense Gabriel Dalmolin.
Ficou curioso para saber mais? Comente sobre qual comunidade deve ser a próxima matéria!