Caravana da Inclusão da Mulher na Política: evento incentiva participação feminina nas eleições de 2024

Caravana da Inclusão da Mulher na Política: evento incentiva participação feminina nas eleições de 2024

Abril 22, 2024 Não Por Redação

 

 

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), promoveu um evento para fortalecer a participação das mulheres na política. A “Caravana da Inclusão da Mulher na Política” foi realizada na última quinta-feira, 18, com a participação de lideranças regionais e estaduais.

O objetivo a iniciativa, inserida no projeto “Eu Mulher na Política”, é estimular e empoderar mulheres urbanas e rurais, representantes dos poderes públicos, agentes políticos, movimentos sociais, escolas, entidades privadas e toda a comunidade em geral a se engajarem ativamente na esfera política e nos processos eleitorais.

A deputada estadual Luciane Carminatti ressaltou a relevância da ação. “Esse ano de 2024 é um ano de eleições e nós precisamos garantir que todos os partidos políticos tenham não só candidatas a vereadora, mas também que as mulheres participem da política como vice-prefeitas, como prefeitas, como coordenadoras de campanha, como mulheres atuantes colocando o seu entendimento, as suas angústias e mais, pensando o seu município.”

A programação da Caravana teve início às 18h30 com o credenciamento das participantes, seguido por uma mesa redonda moderada pela prefeita de Ipuaçu/SC, Clori Peroza, com o tema “Participação da Mulher na Política”. Também participaram a desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi, a coordenadora da Escola do Legislativo Marlene Fengler, a deputada Luciane Carminatti e a vereadora Elizete Lanzoni Alves.

A deputada Luciane Carminatti, ao avaliar o evento, expressou sua satisfação com o engajamento e o alto nível das discussões realizadas. “Identifico que esse foi um dos melhores encontros que nós fizemos em todo o Estado, com a participação das mulheres, com debate de alto nível, tratando inclusive da violência política de gênero e do que as mulheres enfrentam quando estão na política, mas da necessidade urgente das mulheres ocuparem esses espaços, espaços que precisam mais do rosto, do protagonismo, da luta das mulheres.”

A presença de vereadoras, pré-candidatas, ex-candidatas, profissionais liberais, gestoras e demais participantes mostrou o interesse e a preocupação das mulheres com as eleições de 2024 e com o papel delas na política.


Gisele Krama