Aprovada audiência pública na Alesc sobre as condições dos serviços de saúde para pessoas com deficiência em SC

Aprovada audiência pública na Alesc sobre as condições dos serviços de saúde para pessoas com deficiência em SC

Maio 8, 2024 Não Por Redação

 

 

A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc aprovou na manhã desta quarta-feira, 8, uma audiência para tratar dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS em Santa Catarina. O pedido é da deputada Luciane Carminatti (PT), membra da comissão.

“A situação é dramática. Pais e mães passam por um verdadeiro calvário para conseguir laudo de diagnóstico, consultas e atendimento com especialistas pelo SUS”, destacou Carminatti durante a reunião na sessão itinerante, realizada em Blumenau.

A intenção é realizar a audiência em conjunto com a Comissão de Saúde, chamando representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Fundação Catarinense de Educação Especial e também de entidades da área.

Segundo Carminatti, a pauta não é nova. “Precisamos entender o que está acontecendo e quais os motivos pelos quais crianças, adolescentes e jovens com deficiência não conseguem atendimento com neurologistas, neuropediatras e terapeutas ocupacionais”, explica.

A proposta de audiência ainda precisa passar pela Comissão de Saúde.

Educação especial nas escolas

Além de participar da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a deputada Luciane Carminatti também criou um projeto de lei para estabelecer as diretrizes da Política de Educação Especial, que afeta diretamente as escolas de educação básica, profissional e educação de jovens e adultos (EJA). O PL está na Comissão de Constituição e Justiça da Alesc.

Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL


Gisele Krama