Dia Nacional do Café: Cultura e Receitas

Dia Nacional do Café: Cultura e Receitas

Maio 21, 2024 Não Por Redação

 

 

Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás somente dos Estados Unidos; Especialista em Gastronomia sugere receitas para produzir com o grão

 

No próximo dia 24 de maio celebra-se o Dia Nacional do Café e, com ele, a recordação do quão presente o cafézinho está na vida dos brasileiros. Segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil segue sendo o maior produtor e exportador de café de todo o mundo, com área de cerca de 2,26 milhões de hectares destinada à cafeicultura e cerca de 2,2 milhões de toneladas de café exportadas em 2022. Além disso, o país é o segundo maior consumidor do grão no mundo, tendo consumido cerca de 21,67 milhões de sacas de 60kg no último ano, atrás somente dos Estados Unidos (EUA).

Para se ter uma ideia do padrão do consumo de café dos brasileiros, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizou, em outubro de  2023, a pesquisa Evolução dos Hábitos e Preferências dos Consumidores de Café no Brasil. Os resultados apontaram que, dentre as 4,2 mil pessoas entrevistadas, 46% bebem de 3-5 xícaras diárias e 61% consomem para melhorar o humor e a disposição no dia a dia.

De acordo com Lidu Irineu, professora do curso de Gastronomia da UniCesumar em Curitiba, o grão tem forte relação com a cultura brasileira. “Em nosso país temos o hábito de tomar café pela manhã, quase como um ritual. Além disso, o café está presente em momentos de hospitalidade, ao receber a família ou convidados em casa, por exemplo. A bebida está atrelada ao bem-estar e as memórias afetivas que nós, brasileiros, temos desde a infância”, pontua.

Além da questão cultural, há ainda os efeitos benéficos no organismo trazidos pela bebida. Pode-se dizer que a cafeína é das substâncias uma das grandes responsáveis pela popularização do café, pois provoca efeitos no corpo como a melhora na performance cognitiva, do estado de alerta, da energia, da capacidade de concentração, do desempenho em tarefas simples e a diminuição da sonolência e do cansaço.

Origem do Café

Embora a origem exata do café ainda seja incerta, a Lenda de Kaldi, registrada em manuscritos do Iêmen no ano de 575 d.C, é uma das histórias mais populares sobre sua descoberta. Segundo a lenda, um pastor de cabras etíope chamado Kaldi observou que suas cabras se tornavam mais energéticas após comerem os frutos vermelhos de uma planta específica. Kaldi, em seguida, experimentou os frutos e também sentiu um aumento de energia.

Ele, então, levou os frutos a um monge que preparou uma bebida com eles. Ao perceber os efeitos estimulantes do café, o monge e Kaldi divulgaram a descoberta, chegando rapidamente em toda a Etiópia. Lenda ou não, registros históricos indicam que foi nessa mesma época que as diferentes possibilidades de consumo do café começaram a ser exploradas e, a partir disso, se popularizaram gradativamente em todo o mundo.

Receitas com café

O café, apesar de comumente ser consumido como uma bebida, pode ser usado como um ingrediente para diferentes tipos de receitas, como sobremesas ou até mesmo pratos salgados. Lidu elabora sobre a versatilidade do grão em receitas gastronômicas. “O café é um ingrediente que tem um sabor inesperado nas receitas tradicionais e é muito apreciado. Receitas doces, como brigadeiro, bolo e mousse combinam muito com café. Já para as salgadas, picadinho de carne, batata gratinada e até mesmo pernil abrem a possibilidade de utilizar o café como ingrediente especial”, comenta.

Imagem de Jens Zieschank por Pixabay

Confira algumas opções:

Mousse de Café com Leite Condensado

Ingredientes:

  • 200g de leite condensado;
  • 15g de café solúvel;
  • 200ml de nata.

Modo de preparo:

Numa tigela adequada para o micro-ondas, coloque o leite condensado e o solúvel durante um minuto na potência média e vá mexendo até que o café solúvel se dissolva por completo. Deixe arrefecer no freezer. Retire do freezer e adicione a nata (que deverá estar bastante fria). Misture tudo muito bem até obter uma textura cremosa e deixe no freezer aproximadamente 4 horas para então servir.

Picadinho de carne com molho de café

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 cebola bem picadinha;
  • 1kg de acém em cubos;
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 3/4 de xícara de chá de café pronto;
  • 2 xícaras e meia de chá de água;
  • 2 colheres de sopa de amido diluídos em água;
  • Temperos como louro, tomilho, alecrim, sálvia, sal e pimenta-do-reino são a gosto.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, refogue a cebola no azeite, coloque a carne em cubos e os temperos sal e pimenta-do-reino, deixando dourar bem. Em seguida, coloque o alecrim, o tomilho, o louro e a sálvia – esses temperos são à gosto. Na sequência, coloque  molho inglês, mexendo até incorporar, e depois coloque o café pronto e a água. Tampe e deixe cozinhar por 25 minutos. Por fim, já sem pressão, junte o amido. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e encorpar o molho, e está pronto.

Sobre a UniCesumar

Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa (PR) e Campo Grande (MS). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.

 


Carolina Motta