Sucesso na terceira edição, Fórum Brasileiro de Produção de Pepino para Conserva já tem data marcada para 2026 em SC

Sucesso na terceira edição, Fórum Brasileiro de Produção de Pepino para Conserva já tem data marcada para 2026 em SC

Maio 23, 2024 Não Por Redação

 

 

Evento ocorreu na última quarta-feira (22), em Indaial

O Fórum Brasileiro de Produção de Pepino para Conserva alcançou um novo patamar em sua terceira edição, realizada na última quarta-feira (22), no auditório da Associação Empresarial de Indaial. O evento, que já se tornou um marco bienal no setor, está com a próxima edição marcada para 20 de maio de 2026.

Santa Catarina se consolidou como o principal estado produtor de pepinos para conserva no Brasil, sendo responsável por metade das 30 mil toneladas produzidas anualmente no país. Esse destaque motivou a escolha do estado como sede do fórum, que reuniu mais de 140 indústrias e produtores, apesar da ausência de alguns participantes do Rio Grande do Sul devido à tragédia climática recente.

Felipe Marangoni, engenheiro agrônomo da Agrogirassol e um dos organizadores do evento, enfatizou a relevância do fórum para o setor. “O foco, além da indústria e dos produtores, também foi o consumidor final. Comparado aos dois primeiros fóruns, este trouxe mais discussões sobre novas tendências para o uso do pepino, como na culinária japonesa. São novidades que fortalecem e fazem o setor crescer”, destacou, ressaltando ainda a importância da sustentabilidade na produção e na indústria.

O evento contou com a participação do secretário da Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, que foi um dos palestrantes e se mostrou impressionado com a organização e os resultados apresentados. “Colocamos a Epagri, a Cidasc e a própria Secretaria para auxiliar os produtores com seus programas”, comentou Colatto.

Os organizadores do Fórum já estão planejando uma agenda de ações recorrentes para engajar toda a cadeia produtiva – composta por indústria, produtores e fornecedores. Essas iniciativas têm o objetivo de promover a propagação de boas práticas e fortalecer ainda mais o segmento. “Esta terceira edição reafirma a importância do evento como um espaço fundamental para a troca de conhecimento e inovação na produção de pepino para conserva, consolidando Santa Catarina como um polo de referência nacional”, finaliza Marangoni.


André Seben
Jornalista
PalavraCom