Sucesso na terceira edição, Fórum Brasileiro de Produção de Pepino para Conserva já tem data marcada para 2026 em SC
Maio 23, 2024
Evento ocorreu na última quarta-feira (22), em Indaial
O Fórum Brasileiro de Produção de Pepino para Conserva alcançou um novo patamar em sua terceira edição, realizada na última quarta-feira (22), no auditório da Associação Empresarial de Indaial. O evento, que já se tornou um marco bienal no setor, está com a próxima edição marcada para 20 de maio de 2026.
Santa Catarina se consolidou como o principal estado produtor de pepinos para conserva no Brasil, sendo responsável por metade das 30 mil toneladas produzidas anualmente no país. Esse destaque motivou a escolha do estado como sede do fórum, que reuniu mais de 140 indústrias e produtores, apesar da ausência de alguns participantes do Rio Grande do Sul devido à tragédia climática recente.
Felipe Marangoni, engenheiro agrônomo da Agrogirassol e um dos organizadores do evento, enfatizou a relevância do fórum para o setor. “O foco, além da indústria e dos produtores, também foi o consumidor final. Comparado aos dois primeiros fóruns, este trouxe mais discussões sobre novas tendências para o uso do pepino, como na culinária japonesa. São novidades que fortalecem e fazem o setor crescer”, destacou, ressaltando ainda a importância da sustentabilidade na produção e na indústria.
O evento contou com a participação do secretário da Agricultura de Santa Catarina, Valdir Colatto, que foi um dos palestrantes e se mostrou impressionado com a organização e os resultados apresentados. “Colocamos a Epagri, a Cidasc e a própria Secretaria para auxiliar os produtores com seus programas”, comentou Colatto.
Os organizadores do Fórum já estão planejando uma agenda de ações recorrentes para engajar toda a cadeia produtiva – composta por indústria, produtores e fornecedores. Essas iniciativas têm o objetivo de promover a propagação de boas práticas e fortalecer ainda mais o segmento. “Esta terceira edição reafirma a importância do evento como um espaço fundamental para a troca de conhecimento e inovação na produção de pepino para conserva, consolidando Santa Catarina como um polo de referência nacional”, finaliza Marangoni.
—
André Seben
Jornalista
PalavraCom