MEC recebe projeto inédito da Secretaria de Educação de Timbó
Maio 23, 2024
Nesta semana o Ministério da Educação (MEC) recebeu de forma inédita um documento da Secretaria de Educação de Timbó. Trata-se das Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil do Município de Timbó. O material, compilado em um livro, foi entregue diretamente nas mãos da Coordenadora Geral da Educação Infantil do MEC, Rita Coelho, durante o VIII Encontro Regional Sul – Movimento Interfórum de Educação Infantil, que aconteceu em Florianópolis.
A entrega do livro foi feita pelo secretário de Educação de Timbó, Alfroh Postai. Também estiveram presentes as assessoras da Educação Infantil do município, Denise Klotz e Grazieli Staack Haubricht, as coordenadoras do Núcleo de Apoio Pedagógico da Educação Infantil, Rita Janaína Tristão Lauckiewiche e Tânia Regina Janke Weiss e o Ph.D em Educação, Valdir Nogueira, que assessorou a escrita do livro.
O livro foi lançado em março deste ano, num evento especial, que aconteceu no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, em Timbó. Naquela oportunidade ele foi referenciado, também, pela doutora em Educação Infantil, Angela Luciane Klein, que reside em Málaga, na Espanha, com grande respaldo na área educacional. O secretário aproveitou o evento de lançamento do livro, para agradecer aos profissionais que estiveram empenhados na elaboração e produção do livro.
Para o secretário Postai, o livro é um documento que norteará a rede de ensino no quesito Educação Infantil. “Este material é um documento educacional para as futuras gerações que, certamente, fará parte da história da Educação de Timbó”.
O Livro
O livro Diretrizes de Avaliação da Educação Infantil está registrado no ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro). Segundo o grupo que organizou o documento, ele é um ato político em defesa das Crianças que estão na Educação Infantil, pelo Sistema Municipal de Ensino. Um ato político porque sustenta em suas bases uma concepção de infância, de criança e de aprendizagem que valoriza cada sujeito em sua singularidade.
O livro propõe que avaliar na Educação Infantil está associado a múltiplas dimensões, entre elas as de escuta, compreensão e mergulho aprofundado nas linguagens das crianças. A Diretriz será um guia para educadores, pais e responsáveis, fornecendo orientações claras e objetivas sobre como avaliar de maneira construtiva e propositiva cada indivíduo, cada criança.
Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT
Fotos: Divulgação/SEMED