Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 24/05/2024
Maio 24, 2024
15 de maio – Dia Internacional da Família
A formação da pessoa se dá nos diferentes núcleos sociais que ela integra ao longo da vida e, em especial, na infância. Nesses núcleos, na perspectiva sociointeracionista, que a pessoa aprende a “ser”, estabelecendo seus “valores” e formando seu caráter. Quando esse núcleo é permeado de sentimentos positivos, de carinho e de amor se tem o ambiente perfeito para a formação de um sujeito emocionalmente estável e seguro. É por essas e outras que ter uma família, natural ou não, é tão importante.
O papel do Escotismo, enquanto força educativa, é complementar o trabalho feito nas famílias, oferecendo para crianças e jovens vivências e saberes úteis para a vida. Mais do que isso, na convivência com os pares que comungam valores comuns, o Escoteiro encontra novos irmãos e integra a grande família da Fraternidade Mundial Escoteira.
Ser Voluntário no Escotismo
O papel do voluntariado é fundamental para que seja possível ofertar a crianças, adolescentes e jovens, oportunidades de vivenciarem com qualidade e segurança a proposta educativa do Movimento Escoteiro.
A partir dos 18 anos, qualquer pessoa pode atuar como voluntário junto aos Escoteiros do Brasil. Para isso, basta ter disponibilidade para contribuir em uma Unidade Escoteira Local, espaço onde são realizadas as atividades escoteiras. São diversos os benefícios a aqueles que dedicam seu tempo e habilidades para esta causa: A construção de um Mundo Melhor:
Conheça os benefícios na prática do Voluntariado junto aos Escoteiros do Brasil. Acesse: www.escoteiros.org.br e saiba mais.
Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu email: [email protected]