Catarinense SOL é credenciada como empresa estratégica da Defesa Nacional
Maio 25, 2024
A empresa catarinense SOL, indústria aeronáutica focada em soluções tecnológicas têxteis e líder no mercado nacional de parapentes e asas de paramotores, acaba de lançar mais um importante “voo”: o credenciamento pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED). Isso significa que o órgão, de esfera nacional, reconhece a importância da marca na realização ou condução de atividades voltadas à segurança nacional e certifica seus produtos destinados a esse nicho tão estratégico de mercado.
Em todo o país, apenas 178 empresas são atualmente cadastradas como EED. A partir de agora, a SOL, que conta com uma produção 100% nacional, integra esse seleto grupo, com um portfólio de 21 produtos técnicos cadastrados no Ministério da Defesa. Entre os itens assinalados estão macas táticas para resgate, cintos de suspensão táticos para cães, mochilas de tropas, entre outros equipamentos de uso individual.
A certificação simboliza o reconhecimento da empresa como uma indústria com foco em pesquisa e inovação, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento do Brasil. “Nossa gestão é totalmente voltada para a inovação. Essa conquista valida nossos esforços até aqui e nos encoraja a seguir inovando e apresentando ao mercado produtos de excelência e alta tecnologia”, destaca o sócio administrador da empresa, Ary Carlos Pradi.
Para obter a certificação, é necessário passar por um criterioso processo de avaliação, que considera a complexidade das inteligências desenvolvidas pelas companhias e faz uma análise minuciosa dos produtos oferecidos. Além disso, a empresa interessada deve manter sua sede administrativa e industrial no Brasil, realizando investimentos em pesquisas e com o seu quadro de acionistas composto majoritariamente por brasileiros.
Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) apontam que o setor de Defesa e Segurança representava 3,72% do PIB brasileiro em 2022, índice que vem crescendo ao longo dos anos, o que reitera a importância desse segmento. Além de atuar nas frentes de prevenção, resposta e recuperação, as instituições ligadas a esse Ministério, como o Exército, por exemplo, têm ainda um papel importante no contexto atual, sendo que desenvolvem ações com o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em casos de desastres naturais, como vem acontecendo no estado do Rio Grande do Sul.
Sobre a SOL
A SOL é uma indústria com sede em Jaraguá do Sul, que tem como foco apresentar ao mercado soluções tecnológicas têxteis. Desde 1993, a marca é líder no mercado nacional de parapentes e asas de paramotor, com exportação para mais de 60 países. O grupo atua em quatro segmentos: Voo Livre, Voo Motorizado, Roupas Técnicas e Projetos Técnicos Têxteis para a Defesa e Segurança. A empresa conta com um parque fabril de 4,1 mil metros de área, tendo a sua marca reconhecida e consolidada nos cinco continentes. Os produtos primam por segurança e qualidade, alinhados ao propósito da empresa de sempre entregar excelência para o mercado mundial.
Para saber mais basta acessar: solbr.net.
—
Equipe Entrelinhas