Marcha a Brasília traz resultados para municípios brasileiros

Marcha a Brasília traz resultados para municípios brasileiros

Maio 29, 2024 Não Por Redação

 

 

Comitiva do Vale Europeu esteve mais uma vez presente no maio evento municipalista da América Latina

 

Realizada na semana passada, de 20 a 23 de maio, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reuniu mais de 11 mil participantes em quatro dias de programação voltada às pautas municipalistas.

Na ocasião, o Vale Europeu esteve representado por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais. Liderada pelo presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Jorge Krüger, prefeito de Timbó, a comitiva voltou com resultados positivos decorrentes da mobilização municipalista.

Entre as conquistas da Marcha está a manutenção da desoneração da folha de pagamento dos municípios do Regime Geral de Previdência Social, que permanece em 8% – ao invés da alíquota de 20% – até o fim de 2024 e o compromisso da União e do Legislativo de seguir a negociação e encontrar uma solução para os próximos anos. Esta medida deve gerar uma economia de R$ 12 bilhões somente este ano.

Além disso, o governo federal confirmou seu compromisso em atender reivindicações dos municípios consideradas estruturais para as contas públicas municipais, tais como o refinanciamento das dívidas previdenciárias, um novo modelo para pagamento de precatórios e a extensão da Reforma da Previdência de 2019 para os municípios.

Entre os avanços está também a assinatura de decreto que permitirá reeditar portarias simplificando contratos de repasses e convênios no valor de até R$ 1,5 milhão, garantindo isenção de taxas bancárias, pagamentos em parcela única do recurso e redução de burocracia para análise dos projetos.

Outra demanda histórica de destaque dos gestores municipais atendida nesta edição da Marcha é a contratação de moradias para municípios com população abaixo de 50 mil habitantes no programa Minha Casa, Minha Vida. Até o momento, o programa não tinha uma modalidade para a contratação desse porte.

“A Marcha é sempre um momento de reflexão, união de forças e fortalecimento das causas municipalistas. A cada ano, renovamos as pautas e aumentamos o coro por soluções concretas e permanentes para as demandas que enfrentamos dia a dia. O município é onde tudo acontece, onde a população está próxima do governante, onde precisamos fazer funcionar as políticas públicas e garantir serviços eficientes ao cidadão”, ressalta o presidente da Amve, Jorge Krüger.

Michele Prada – AMVE