Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 14/06/2024

Coluna Escoteira – por Rogerio Gessner 14/06/2024

Junho 14, 2024 Não Por Redação

 

 

 

Movimento Escoteiro no Brasil

O Movimento Escoteiro no Brasil é uma organização conhecida por ajudar na formação de jovens e adolescentes por meio de atividades ao ar livre e aprendizados práticos. Com mais de 100 anos de história, o escotismo no país cresceu significativamente, contando atualmente com milhares de membros ativos em todo o território nacional.

Os Escoteiros brasileiros são encorajados a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, respeito ao próximo e comprometimento, através de acampamentos, trilhas, jogos, atividades manuais e outras práticas escoteiras. Além disso, a organização estimula a cidadania responsável e o respeito ao meio ambiente, por meio de ações de serviço comunitário e projetos de sustentabilidade.

O lema Escoteiro no Brasil é “Sempre Alerta”, o que reflete a importância da prontidão e da preparação para enfrentar desafios e contribuir positivamente para a sociedade. O movimento é estruturado, com diversos grupos espalhados por todas as regiões do país, seja em cidades grandes ou pequenas, oferecendo uma experiência única de aprendizado e desenvolvimento para os jovens envolvidos.

Em resumo, o movimento Escoteiro no Brasil é uma instituição que tem desempenhado um importante papel na educação não formal, promovendo valores nobres e ensinando habilidades práticas aos jovens, preparando-os para se tornarem adultos engajados e conscientes de sua responsabilidade na sociedade


18 de junho – Dia do Sênior

No dia 18 de junho, é comemorado o Dia do Sênior. Esta data foi escolhida em razão do nascimento de João Ribeiro dos Santos, que fundou, na década de 40, a primeira tropa sênior. O grande exemplo dado por ele ao longo de sua vida foi servir. Servir ao próximo, à comunidade, ao País, realizando ações desprendidas de interesse que não fosse atender ao próximo. Disciplinado e firme nos Princípios Escoteiros foi um exemplo, sendo também profundamente atualizado e integrado nos novos tempos sem, entretanto, perder os objetivos da missão escoteira. Tinha muitas vezes tiradas espirituosas como esta que ocorreu num dia do ano de 1967, em que Diretores da cúpula da UEB questionavam os cabelos longos de quatro jovens escoteiros que apareciam numa foto de propaganda escoteira. “Eu me preocupo com o que os jovens têm dentro da cabeça e não fora dela”, disse ele.


Coluna Escoteira – Espaço reservado para divulgar atividades de grupos Escoteiros. (Timbó, Indaial e Pomerode) e demais munícios que possuam atividade Escoteira na nossa microrregião. Envie seu email: [email protected]