CIDADANIA ITALIANA – Um sonho realizado: novos cidadãos celebram suas raízes

CIDADANIA ITALIANA – Um sonho realizado: novos cidadãos celebram suas raízes

Agosto 16, 2024 Não Por Redação

 

Por Clarice Graupe Daronco / Jornal do Médio Vale

“A cidadania italiana não tem pre­ço, mas sim um imenso valor. Agora somos 17 novos cidadãos italianos (julho de 2024). Nosso encontro em Rodeio é a prova de que tudo começou com um sonho compartilhado e, juntos, conseguimos transformá-lo em reali­dade. Agradecemos profundamente a todos que fizeram parte dessa jornada e esperamos que muitos outros possam vivenciar essa mesma emoção, ” decla­rou Leonísio Justo Voltolini, de Timbó.

Em entrevista, o descendente de italiano destaca a importância de honrar a memória do antenato italiano, Eza­chiello Angelo Raimondi, nascido em Sergnano, na província de Cremona, Lombardia (Itália), que migrou para o Brasil. “A cidadania italiana é uma oportunidade de nos reconectarmos com nossas raízes e de abrir portas para o futuro. E o melhor de tudo: é possível realizar esse sonho sem sair do Brasil. Em apenas sete meses, no Tribunale di Brescia, conquistamos nossa cidadania por meio do processo judicial. ”

Ele explicou que “uma das vanta­gens do processo judicial é a possibili­dade de dividir os custos com os demais requerentes, sendo que menores de 16 anos não pagam se um dos pais estiver no processo. Os irmãos Flavio e Dr. Luiz Scarpelli foram nossos guias nessa jornada, celebrando conosco essa con­quista. Eles contam com uma equipe de especialistas em cidadania italiana que acompanha cada etapa do caminho. ”

O descendente de italianos ob­servou que “agora estamos na fase de solicitar as certidões italianas e provi­denciar o passaporte europeu. Optamos pela cidadania através da linha materna, pois o avô materno era italiano da região da Lombardia. Pelo lado do nosso pai, infelizmente não foi possível seguir com o processo, pois o avô paterno era da região de Trento, onde o processo está ‘fechado’ desde 2010. No Brasil, nos consulados, há estados onde as pessoas aguardam até 10 anos na fila para entre­gar a documentação e iniciar o pedido. ”

Voltolini esclareceu que “o Tren­tino ia fechar em 2000, mas um acordo entre Brasil e Itália manteve o processo aberto por mais 10 anos, até 2010. Quando comecei a buscar informações em 2007, a internet ainda era limitada, o que dificultava o acesso a recursos e in­formações. Anos depois, conversando com uma prima, consegui um contato e comecei a resolver a questão da nossa linhagem italiana. Após enviar e-mails para a comuna na Itália, de onde veio nosso bisavô, recebi as certidões de nascimento. ”

O timboense ressaltou que “decidi­mos dividir o processo entre 17 pessoas em duas pastas para facilitar a aprovação pelos juízes, considerando a quantidade de documentação envolvida. Felizmen­te, conseguimos! A pasta foi submetida em dezembro de 2023 e, em julho de 2024, tivemos nossas audiências an­tecipadas e bem-sucedidas, com uma sendo realizada no dia 12 e outra no dia 23 de julho. Estamos muito felizes com essa conquista! ”

Os novos cidadãos Italianos

* Leonisio Justo Voltolini
* Vinicius Correa Voltolini
* Marlise Voltolini
* Helena Padilha
* Daniel Padilha Borges
* Gabriela Padilha Borges
* Jader Padilha
* Ana Clara Voltolini
* Guilherme Voltolini
* Renan Tomelin
* Marilde Tamanini Campregher
* Grasiele Campregher
* Vinícius krambeck
* Leocádia Raquel Tamanini Bogo
* Giovana Tamanini Bogo
* Jania Inez Uler
* Frederico Guilherme Uler Kniess

Informações sobre o processo para conquistar a cidadania italiana, com Voltolini contato:
(47) 9-8803- 8395 (WhatsApp).