Karsten traz a Blumenau atmosfera sensorial do Salar de Uyuni em nova coleção Reflexos

Karsten traz a Blumenau atmosfera sensorial do Salar de Uyuni em nova coleção Reflexos

Setembro 9, 2024 Não Por Redação

 

 

Gravada na Bolívia, campanha traduz o sentimento de autocuidado e reflexão; evento na loja de fábrica ressalta inspiração sinestésica

 

Refletir o próprio olhar para o mundo, cuidando do ambiente ao seu redor e de si mesmo: essa é a proposta da nova coleção Reflexos, da Karsten, que inspira o consumidor a voltar a atenção para o autocuidado. Seguindo o novo posicionamento da marca, “Casa renovada, casa com você”, a campanha evoca os sentimentos de reflexão sobre a economia do bem-estar, onde cômodos acolhedores e reconfortantes inspiram a priorizar a si mesmo.

Evento que materializa a identidade Karsten em Blumenau 

Para ambientar todas as sensações da nova coleção, a Karsten reproduziu, em sua loja de fábrica, em Blumenau, os jogos de cama e banho da campanha, juntamente com um jantar harmonizado temático. Servindo de termômetro, a arrancada principal das vendas da coleção ocorre durante esse período. “Estamos otimistas para o segundo semestre, avançando no mercado,  fruto do nosso reposicionamento”, comemora Alvin Rauh Neto, “percebemos essa evolução, aumento de desejo e o trabalho que estamos realizando na área de trade marketing e comunicação está avançando”. Além do lançamento em Blumenau, a centenária têxtil também realizou um showroom em São Paulo no mês de julho, com o portfólio de produtos das marcas.

O jantar harmonizado pelo influenciador Diego Becker (@diegocozinha no Instagram) trouxe a leveza e delicadeza que a Coleção Reflexos inspira. Em uma noite com três cursos, com entrada, prato principal e sobremesa, além da sonoridade marcante da dupla Duo Compostos, que encantaram a todos com seu repertório único, os convidados tiveram a oportunidade de participar de um tour guiado por Augusto Garcia Gluher e Lais Adriana Nicoletti, Analistas de Produtos da Karsten. A poetisa Marina Hadlich proporcionou um encantamento extra com poemas personalizados para cada um dos presentes, trazendo um toque sensível e de reflexão para os próprios sentimentos, requisitando uma palavra a cada pessoa para compor um poema personalizado.

Espelho natural para refletir a si mesmo

A campanha foi inteiramente produzida no Salar de Uyuni, na Bolívia, um deslumbrante deserto de sal a mais de 3.700 metros de altitude que se transforma em um espelho natural, ambientando as peças estrelas da coleção em um cenário que beira o mundo dos sonhos. “A escolha do cenário foi estratégica para trazer essa ideia de reflexo” conta Joana Campestrini Fuchs, gerente de marketing da Karsten, “foram três meses de planejamento para executarmos tudo em um único dia, e o resultado foi recompensador: conseguimos transmitir toda a essência e inspiração da coleção”. Os cliques da campanha na maravilha natural de mais de 10 mil km² ficaram sob responsabilidade de Andres McLean, um dos mais conhecidos fotógrafos bolivianos, especialmente por seus trabalhos para a National Geographic.

A coleção evoca quatro sensações em mini-temas: Ressoar, onde é dada uma luz sutil aos detalhes, convergindo rotina em cuidado, ressoando tons e texturas, sensações e emoções; Fluir, onde a água cria linhas e contornos, refletindo com profundidade os momentos onde a tranquilidade e a leveza imperam; Ecoar, quando o tom de um sussurro reflete no infinito e encontra a força de volta às origens, ecoando a natureza em formas orgânicas, singulares e serenas; e Radiar, onde a energia transforma com delicadeza os espaços, com cores quentes e aconchegantes que irradiam a beleza dos encontros.

Foram levadas para a Bolívia os quatro subtemas da coleção, que serão conectados no ponto de venda com as mídias digitais da empresa. “O destaque da cama Betina, por exemplo, teve toda a sua cromática pensada para representar o próprio Salar de Uyuni. Além da inspiração na beleza natural, também priorizamos a série histórica de sucessos de venda para fazermos apostas assertivas, conectando essas peças com outras linhas de produto, como banho, por exemplo, para complementar o ambiente”, conta Joana, relatando que essa produção no deserto de sal representou a integração de toda a equipe, envolvendo produto, marketing, comunicação e inteligência de mercado.

Tecnologia e sensibilidade prezando o conforto das sensações

Unindo a essência sensorial de seus consumidores com o DNA de tecnologia da empresa, a nova coleção reflete a persona Karsten, seus desejos e escolhas diárias.  “Nossa consumidora gosta de praticidade e de peças que podem se coordenar facilmente. Estamos chancelando a troca das nossas bases de fio, com nova matéria-prima, resultando em tecnologias como Toque Supremo, Toque Soft 200 e Toque 160”, declara Ana Paula Moreira, coordenadora de produto da empresa, “unimos essa tecnologia ao know-how de se construir uma toalha, pois é necessário realizar a escolha certa desde a matéria-prima, até a própria fabricação da peça”.

A empresa trouxe novas técnicas de estamparia para trazer a sensação de maquinetados e jacquards, tom sobre tom para evocar o fio tinto, brincando com a construção do fio para criar um valor visual interessante e trazer mais praticidade no dia a dia. A cama Céline, capa do catálogo, é a grande aposta com itens que podem ser coordenados de diferentes formas para transformar o ambiente. “Esse lançamento está sendo um marco de conexão das pessoas com a campanha, pois ela continua a história contada no filme, onde o cliente navega cada episódio em micro-temas, contando essa história de construção da coleção como um todo, e não somente o produto”, completa Ana.

Sobre a Karsten

Considerada a sexta empresa mais longeva do Brasil, a Karsten foi fundada em Blumenau no ano de 1882. Impulsionada pela renovação, transformação e inovação, a marca pioneira traz o que há de mais moderno nas linhas de cama, mesa, banho e tecidos para decoração, com tecnologia de ponta.  Está entre as companhias mais conceituadas do setor nacional e internacional, atuando em diversos canais, presente em mais de 20 países e aproximadamente 7 mil pontos de venda no Brasil, com lojas próprias em Santa Catarina e Paraná. Conta atualmente com cerca de 2300 funcionários, sendo umas das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, conquistando o selo GPTW por sete anos consecutivos. Genuinamente catarinense, está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, atrelando tradição e inovação à qualidade de vida por meio de seus produtos, que podem ser encontrados nas lojas físicas ou pelo site www.karsten.com.br.

Luciane Toledo