Advocacia de Santa Catarina lota sede da OAB/SC para registro da chapa “União, Trabalho e Transformação”, liderada por Juliano Mandelli e com Cláudia Prudêncio e Rafael Horn ao Conselho Federal
Outubro 25, 2024
A sede da OAB/SC ficou lotada na tarde desta quarta-feira, 23, com a presença de centenas de advogados de todo o estado, que acompanharam o registro oficial da chapa “União, Trabalho e Transformação”. Sob a liderança de Juliano Mandelli, candidato à presidência da OAB/SC, o grupo quer dar sequência ao trabalho e à transformação em curso na advocacia catarinense.
“Estamos empenhados em seguir transformando a OAB/SC. Com a quitação da dívida histórica da entidade, que aconteceu neste ano, conseguiremos reduzir a anuidade na nova gestão e investir ainda mais”, afirmou. Mandelli também falou das principais conquistas da gestão liderada pela atual presidente Cláudia Prudêncio e por ele na CAASC, onde houve redução de 50% na anuidade para a Jovem Advocacia; aumento de 67% na tabela de honorários e R$ 300 milhões em pagamentos para a Advocacia Dativa; conquista de 53 escritórios compartilhados, agora presentes em todas as subseções; novos parlatórios virtuais em 75 presídios e penitenciárias, expansão do Projeto OAB Por Elas, manutenção do Eproc e o Meu Einsten, serviço de telemedicina do melhor hospital da América Latina, agora disponível gratuitamente para os mais de 50 mil advogados do estado.
Cláudia Prudêncio, primeira mulher eleita presidente da OAB, falou sobre os desafios da gestão e enalteceu a liderança de Juliano Mandelli, “uma das pessoas mais incríveis que conheço. Que se entrega, que vai cuidar das minorias e dos que mais precisam”, declarou. Complementou ainda que “o projeto é de todos e para todos, não há interesses pessoais” e por isso, apoia Mandelli para presidente.
Juliano Mandelli nasceu em Caçador e atua como advogado há mais de 20 anos em Balneário Camboriú. “Meu escritório funciona como a grande maioria, trabalho familiar. A advocacia do interior tem e terá ainda mais espaço. Nenhum sonho é grande demais”, finalizou.
Mandelli também enfatizou a importância da união para ampliar as conquistas e mitigar as ameaças à advocacia: “Ninguém aguenta mais briga na política, na sociedade e muito menos entre colegas de profissão. Colega não é inimigo, é irmão, é irmã. É aquele que luta do mesmo lado da trincheira. Nosso inimigo está lá fora. É a violação das nossas prerrogativas, é a proliferação de cursos de Direito sem a mínima qualidade, é a morosidade processual, são os abusos do STF e qualquer tentativa de diminuir o papel da advocacia na sociedade.”
A chapa 3, “União, Trabalho e Transformação”, além da redução da anuidade, traz propostas inovadoras com o HUB-OAB/SC que vai disponibilizar espaço de mentoria para a Jovem Advocacia nos 53 escritórios compartilhados e o fortalecimento da Advocacia Dativa com aumento da tabela de honorários e pagamento por fase de jurisdição.
Rafael Horn, vice-presidente do Conselho Federal da OAB, agradeceu o apoio de todos que se uniram em favor do fortalecimento da advocacia, destacando a renovação de 80% dos nomes da chapa em relação à última eleição. “Santa Catarina está dando exemplo para o Brasil e ajudando a transformar o Conselho Federal. Melhorou e vai ficar ainda melhor!”. Dentre as pautas nacionais, Horn defendeu a aprovação do porte de arma para a advocacia, em condições equivalentes às garantidas a juízes e membros do Ministério Público.
As eleições da OAB/SC ocorrem dia 22 de novembro.
Claudia Menezes