SENAI Blumenau e Secretaria Estadual de Educação lançam cursos técnicos gratuitos para estudantes da rede estadual de ensino
Novembro 6, 2024
Os cursos acontecem em Blumenau e as inscrições já estão disponíveis.
O total de alunos inscritos em cursos técnicos da rede estadual de Santa Catarina aumentou de 12 mil para 30 mil após a implementação do Programa Catarinense Técnico (CaTec) pelo Governo do Estado este ano, o que significa um crescimento de 150%. Esses números evidenciam a eficácia da ação, que visa expandir a disponibilidade de cursos técnicos para os estudantes da Rede Estadual de Ensino, permitindo que eles concluam o ensino médio com o diploma e, ao menos, uma certificação técnica.
Com o intuito de reforçar esse crescimento, o SENAI Blumenau, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação lançam cursos técnicos gratuitos em Blumenau, exclusivo para alunos de escolas estaduais do 1º ano de ensino. Além do curso, os alunos terão direito a alimentação e transporte. As pré-inscrições podem ser feitas através do link: Curso Técnico SENAI
Após a inscrição, os responsáveis dos alunos serão convocados para uma reunião no SENAI, onde será apresentado o funcionamento do programa, os cursos disponíveis e liberado o cadastro para matrícula. Será realizado um sorteio online no dia 12/11 às 10h, caso o número de pré-matriculados seja maior que o número de vagas disponíveis por turma.
Em Blumenau as opções de cursos são Automação Industrial (Matutino), Automação Industrial (Vespertino), Edificações (Matutino), Edificações (Vespertino), Multimídias (Vespertino). É importante lembrar que todos os cursos acontecerão nos períodos diurnos.
Silvia De Pieri, gerente executiva do Senai Vale do Itajaí, explica que financeiramente, quem faz curso técnico ganha até 32% a mais do quem tem somente o ensino médio. “Além disso, quem faz curso técnico enquanto está no ensino médio já se forma com uma profissão para o mercado de trabalho. As indústrias catarinenses preferem quem estudou no SENAI, exemplo disso é que a cada 10 alunos formados no SENAI, 9 estão empregados”.
Presse Comunicação