Cursos extracurriculares potencializam aprendizado no Ensino Fundamental
Dezembro 16, 2024
Robótica oferece aos estudantes uma abordagem prática sobre ciências e tecnologia. Empresa que é referência nacional em educação tecnológica oferece portfólio de soluções que fortalecem o processo de ensino-aprendizagem
As atividades extracurriculares desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes, e oferecem uma série de benefícios que vão além do conteúdo aprendido em sala de aula. A partir delas, os jovens podem explorar diferentes interesses e começar a trilhar um caminho que pode levar até uma profissão futura, além de desenvolver diversas habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação.
Uma das possibilidades que vem se destacando nesse sentido é a robótica. Através dela, os alunos aprendem sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, disciplinas com conhecimentos fundamentais em um cenário cada vez mais tecnológico. A Robomind, empresa referência nacional em educação tecnológica, oferece cursos extracurriculares de robótica para estudantes do Ensino Fundamental e já está com a agenda aberta para rematrículas em 2025.
“A robótica ajuda a ampliar os horizontes dos alunos. Muitos deles descobrem interesses que podem se transformar em escolhas mais assertivas em relação à carreira profissional no futuro”, afirma André Brandão Sala, CEO da Robomind.
Entre os cursos extracurriculares oferecidos pela empresa estão o Coding, voltado para o 1º ano do Ensino Fundamental, que através de um kit de LEGO® Education contribui com o desenvolvimento de habilidades de linguagem, matemática, pensamento crítico e trabalho em equipe enquanto ensina conceitos básicos de codificação; o MindBlocks, curso que utiliza a tecnologia NFC do kit UARO da Roborobo, desenvolvendo habilidades como pensamento crítico, criatividade, coordenação motora e trabalho em equipe, voltado para o 1º ano do Ensino Fundamental e que inicia conceitos básicos de programação; o Inventors, indicado para crianças a partir de sete anos, que aprendem a construir protótipos robóticos; o Creators, voltado para alunos a partir do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, apresenta temas relacionados ao cotidiano do estudante e cenários desafiadores que estimulam a busca de soluções, por meio da construção e programação de mecanismos robóticos. Por fim, o Game UP, disponível a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, é um curso de programação de games que proporciona a oportunidade de os estudantes mergulharem no mundo da criação de jogos.
“Cada curso é cuidadosamente desenvolvido para a faixa etária indicada e incentiva os jovens a iniciar no universo da tecnologia de maneira didática e divertida. As crianças já utilizam tecnologia, mas é importante que saibam dominá-la, compreendê-la e até mesmo desenvolvê-la”, finaliza o CEO. A robótica tem se posicionado como uma ferramenta poderosa no processo de formação dos jovens, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no desenvolvimento pessoal e social.
Sobre a Robomind
Com sede em Blumenau (SC) e presença em mais de 20 estados brasileiros, a Robomind é uma empresa especializada em educação tecnológica e robótica. Já implementou projetos em mais de 800 escolas e impactou mais de 200 mil estudantes, do ensino infantil ao médio. Conta com projetos baseados em metodologia exclusiva e apoio de parceiros globais como Lego e Roborobo. A empresa também conta com franquias em Portugal, México e Angola.
Mais informações: www.robomind.com.br
Giulia Machado