BRDE participa de acordo que prevê ação climática no Médio Vale do Itajaí

BRDE participa de acordo que prevê ação climática no Médio Vale do Itajaí

Fevereiro 6, 2025 0 Por Redação

 

 

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), participou do evento que marcou a assinatura do convênio entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), que visa a elaboração do plano regional de ação climática para os municípios das Regiões. O encontro ocorreu na sede da Cimvi em Timbó.

O plano regional de ação climática busca conciliar o desenvolvimento urbano sustentável com as questões ambientais, com o alinhamento de diretrizes nacionais e internacionais que atendam os fatores climáticos, de biodiversidade e de proteção civil para 17 municípios da região do Vale.

Entre as iniciativas previstas, destacam-se a elaboração de diagnósticos e planejamento climático, a gestão de serviços ecossistêmicos, um plano de gestão de riscos climáticos além do monitoramento contínuo de dados e metas estabelecidas. “A assinatura deste convênio, na ordem de R$2,7 milhões, representa a promoção da sustentabilidade e acima de tudo no enfrentamento das mudanças climáticas no médio Vale do Itajaí”, ressaltou o vice-presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.

Os prefeitos da região devem assinar num segundo momento, compromissos voluntários relacionados à agenda climática, sendo estabelecida uma governança climática em nível municipal, em que cada cidade definirá a melhor forma de abordar a questão climática com a sociedade; e também em nível sub-regional, que se dará por meio do consórcio e da associação, com diálogo feito com o Estado de Santa Catarina e o Governo Federal. A partir daí, o objetivo é que os municípios tenham competência para desenvolver ou interpretar os dados das emissões de forma descentralizada.

Para João Paulo Kleinübing, o papel do BRDE não é somente o de emprestar recursos, mas o de auxiliar no desenvolvimento do Estado, com melhor qualidade de vida das pessoas. Kleinübing mencionou ainda que o banco tem construído um modelo de desenvolvimento que pode ser replicado em outras regiões de Santa Catarina, em parceria com o Governo do Estado. “O recurso para essas ações vem do fundo verde do BRDE criado há três anos, e reitera o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável para a nossa região”, finalizou.

Além de João Paulo Kleinübing, participaram da assinatura do convênio, Marcelo Doutel da Silva, presidente da Amve e o prefeito de Apiúna, Jorge Luiz Stolf, presidente do Cimvi.

Comunicação BRDE SC