Liderança de dentro para fora: como o autoconhecimento pode ajudar líderes a terem times mais engajados e colaborativos

Liderança de dentro para fora: como o autoconhecimento pode ajudar líderes a terem times mais engajados e colaborativos

Março 5, 2025 0 Por Redação

 

 

 

Especialista em desenvolvimento de líderes destaca que mudanças podem refletir positivamente no clima organizacional.

 

 

Um time engajado, produtivo e colaborativo é o desejo de todo líder. Para que isso aconteça, o caminho começa de dentro para fora: antes de focar no desenvolvimento dos colaboradores, é essencial que o próprio líder invista no autoconhecimento. Essa jornada interna não apenas melhora a capacidade de tomar decisões, mas também fortalece a conexão e a confiança dentro das equipes.

De acordo com a especialista em desenvolvimento de pessoas e fundadora da QUARE Desenvolvimento, empresa especializada na formação de líderes, Carolina Valle Schrubbe, compreender as próprias emoções, padrões de comportamento e estilo de comunicação permite ao líder uma atuação mais assertiva e estratégica. “Líderes que se conhecem bem são mais adaptáveis e criam um ambiente de trabalho mais colaborativo, reduzindo conflitos e promovendo um alto desempenho”, afirma.

Para a especialista, o primeiro passo para alcançar o autoconhecimento é a reflexão constante sobre pensamentos, emoções e reações no dia a dia. Além disso, algumas ferramentas, como o mapeamento comportamental, são fundamentais para acelerar esse processo, pois fornecem um diagnóstico detalhado do perfil de liderança. Na QUARE, esse mapeamento é realizado por meio de uma parceria com a Universidade da Flórida e a metodologia SOAR.

Carolina ainda destaca outro fator essencial: os feedbacks. “Líderes que buscam opiniões sinceras de superiores, pares e liderados conseguem uma visão 360º de seus pontos fortes e áreas de melhoria, tornando-se mais preparados para ajustar sua gestão”, afirma.

 

O impacto do autoconhecimento na liderança

Um caso emblemático trabalhado pela QUARE Desenvolvimento foi o de uma executiva do setor financeiro com perfil altamente dominante e focado em resultados e, apesar do seu desempenho sólido, sua dificuldade em se conectar com a equipe prejudicava o engajamento.

Por meio de um processo estruturado, incluindo mapeamento comportamental e feedbacks 360º, a líder identificou que sua postura era vista como distante e inflexível. Ao aprimorar sua escuta e criar conexões genuínas com o time, conquistou um ambiente mais colaborativo, refletindo positivamente na produtividade e nos resultados da empresa.

Com a mudança, a equipe que já apresentava resultados sólidos passou a evoluir e ampliar os resultados de maneira consistente e duradoura. Para Carolina, não foi apenas o trabalho da QUARE que trouxe os resultados, mas a vontade da líder de se autoconhecer em prol da equipe. “O sucesso não se deu apenas pelo programa bem estruturado de aprimoramento, mas também pela disposição e abertura para a mudança comportamental que ela teve”, ressalta.

 

Benefícios para a equipe e a organização

Na busca pelo autoconhecimento, alguns erros acabam sendo comuns aos líderes. A fundadora da QUARE destaca, por exemplo, falta de escuta ativa, dificuldade de delegar e confiar na equipe e foco excessivo em tarefas e pouco em pessoas. “Os líderes que não praticam a escuta ativa ou monopolizam conversas, por exemplo, perdem insights valiosos. A autora Brené Brown, especialista em liderança e uma grande referência, costuma dizer que líderes emocionalmente conscientes constroem ambientes onde as pessoas se sentem confortáveis para compartilhar ideias e preocupações, impulsionando a criatividade e a solução de problemas e eu compartilho da mesma ideia”, afirma Carolina.

 

O autoconhecimento como diferencial competitivo

Investir no autoconhecimento dos líderes é estratégico para qualquer empresa. Estudos indicam que organizações que promovem essa cultura aumentam a produtividade, reduzem o turnover e tomam decisões mais alinhadas às necessidades do mercado.

Empresas que valorizam essa prática também fortalecem a inovação, pois um ambiente de segurança psicológica permite que os colaboradores se sintam livres para explorar novas ideias sem medo de julgamentos. “Quando um líder se conhece bem, ele inspira sua equipe a também buscar desenvolvimento pessoal e profissional, criando uma cultura de aprendizado contínuo”, destaca a diretora da QUARE Desenvolvimento.

Mais do que uma tendência, o autoconhecimento é uma necessidade para quem deseja liderar de forma eficaz, humanizada e com impacto real nos resultados da empresa. Afinal, liderar bem começa por conhecer a si mesmo.

 

Sobre a QUARE

A QUARE é uma empresa de desenvolvimento de líderes fundada em 2021, em Blumenau (SC). Sua diretora, Carolina Valle Schrubbe, é especialista em desenvolvimento de pessoas, possui formação executiva pela Fundação Dom Cabral, é coach executiva pela Marshall Goldsmith Group (MGSCC) e Global Coach Group (GCG). Possui experiência internacional, mais de 21 anos de experiência corporativa, 18 anos em liderança com cargos de gestão, 15 anos na Caixa e 16 anos de experiência desenvolvendo líderes e seus times. Atualmente, a QUARE conta com clientes em nove Estados brasileiros e mais de 30.000 horas de desenvolvimento de líderes.

Presse Comunicação